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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
PERCEPÇÃO E MUDANÇA DE ATITUDE: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA PESQUISA-AÇÃO DESENVOLVIDA PELO PACTo
Júnia Rodrigues de Araújo  1
Gercina Santana Novais  2
(1. Instituto de Psicologia – Universidade Federal de Uberlândia; 2. Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis)
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: O Programa de Apoio Científico e Tecnológico aos Assentamentos de Reforma Agrária – PACTo – MG/TM – é uma iniciativa do CNPq/INCRA/UFU, cujo objetivo geral é o de promover o desenvolvimento sustentável dos assentamentos de reforma agrária do Triângulo Mineiro através de ações integradas de apoio científico e tecnológico nas áreas de produção, saúde e educação, com métodos participativos e parcerias interinstitucionais. O presente trabalho é um dos 20 (vinte) subprojetos do programa e se propõe avaliar as mudanças de atitudes e comportamentos humanos resultantes das promoções em saúde, educação e produção, bem como os aspectos relacionados a tais mudanças como o meio de comunicação, o comunicador e a mensagem a ser transmitida (RODRIGUES, 2006). A análise destes aspectos, é relevante para que os objetivos específicos de cada subprojeto, que estão relacionados a comportamentos humanos, sejam contemplados com precisão, qualidade e humanização, valorizando-se relações interpessoais de qualidade e fornecendo a base para a integração satisfatória entre comunidade rural e acadêmica, possibilitando dessa forma a troca de experiências e a sustentação de um diálogo que garanta a expressão dos atores envolvidos contribuindo para a qualidade de vida das comunidades alvo do projeto.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: Considerando os princípios de fidedignidade e validade, utilizou-se dois métodos para coleta de dados. Primeiramente, a observação naturalista e assistemática de atividades desenvolvidas (reuniões, promoções de saúde, palestras etc), evoluindo posteriormente para observação com foco na comunicação (observação categórica) – comunicadores, meios de comunicação e conteúdo. De acordo com estas observações, foi construído o segundo instrumento de coleta de dados: a entrevista estruturada, em formato de questionário com perguntas abertas, com respostas fornecidas oralmente pelos entrevistados e anotadas pelo entrevistador. Optou-se por uma amostra não-probabilística acidental. Isso significa que as entrevistas foram realizadas de forma aleatória com moradores dos assentamentos alvo das intervenções do PACTo, sendo estes visitados em suas casas. O princípio da exaustividade dos dados foi utilizado para cada assentamento pesquisado. Este instrumento objetivou apreender dados sobre a percepção do PACTo e sobre as ações por ele desenvolvidas. Empregou-se a análise de conteúdo para examinar os dados da observação e das entrevistas.
RESULTADOS:
RESULTADOS: (parciais) A partir de análises parciais dos dados coletados, verificou-se que a maioria (mais de 80%) dos entrevistados conhece ou já ouviu falar do PACTo. Para estes, o programa é: a) “pessoas que estão ali para ajudar”, b) que é “uma ajuda, um apoio para os assentamentos”, c) que é bom porque trás benefícios. Diz-se também que o projeto é um grupo de estagiários e estudantes, um meio de instrução e um trabalho conjunto entre moradores e estudantes. As falas revelam um conceito concreto, baseado na ajuda, no apoio e nos benéficos imediatos recebidos (organização social, instrução, melhora financeira, expansão dos negócios, desenvolvimento de projetos, técnicas de trabalho e de saúde). No tocante à comunicação, os dados desvelam que os aspectos presentes nas ações apontadas como as preferidas dos moradores dos assentamentos são: a relevância do conteúdo para a vida prática e as características intrínsecas da relação com os comunicadores, ou seja, a simpatia, o vínculo de amizade e confiança estabelecido.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES: Esta prévia permite, observar, principalmente, a predominância da percepção do aspecto assistencial do programa. No entanto, foram encontradas opiniões que sugerem o quanto “é difícil para o programa ajudar” tendo em vista o contexto do assentamento e que, se os próprios moradores ajudassem ele poderia estar bem melhor. A hipótese inicial, a de que o processo de comunicação é decisivo para as alterações de atitude pretendidas pelas ações desenvolvidas pelo programa, parece ser corroborado, já que as atividades eleitas como as melhores, são aquelas com conteúdo relevante para a vida prática no assentamento e passíveis de aplicação. Até o momento, considera-se que o grande desafio e, por isso, o grande espaço de atuação de estudantes e profissionais em assentamentos rurais, é o de lidar com os processos de conscientização para o desenvolvimento de formas de ação e de participação comunitária. Intencionamos, através das análises, contribuir para o desenvolvimento e formação da equipe do PACTo, buscando facilitar suas ações em projetos futuros, e criar uma fonte de dados para consultorias internas do programa, bem como para a elaboração e execução de políticas públicas para assentamentos rurais.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Universidade Federal de Uberlândia
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: PERCEPÇÃO; ATITUDE; PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006