G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
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Teoria x Prática : Saberes Revelados na Docência |
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Hellen Wendleia Rodrigues da Silva 1 |
Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro 1 |
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(1. UERN - FACULDADE DE EDUCAÇÃO FE) |
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INTRODUÇÃO: |
A LDB 9495/96 destaca a necessidade do(a) professor(a) perceber e trabalhar as diversidades encontradas nas salas de aula, comprometendo-se em desenvolver o processo ensino-aprendizagem considerando seus conhecimentos e saberes docente aprendidos na faculdade e na prática docente. Entretanto, aplicar estas premissas pode ser complexo diante de situações reais, com salas de aula com mais alunos que a capacidade de atenção individualizada do(a) professor(a) e escassos recursos materiais e de tempo para aplicação do planejamento. A presente experiência objetiva analisar os saberes docentes, relacionando-os com a prática de ensino durante o estágio supervisionado, procurando identificar obstáculos epistemológicos, conhecer e intervir na ação/reflexão do professorando em formação no curso de Pedagogia da UERN |
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METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado através da observação participante, durante um mês, de uma turma do ciclo básico de sistematização II com 20 alunos. Paralelamente, estudou-se a bibliografia sobre os saberes do professor a partir dos trabalhos de Hoffmann (1998), Vygotsky (1998), Perrenoud (2002) e Pimenta (2002). |
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RESULTADOS: |
Constataram-se, após o estágio, situações nas quais a preparação teórica não fornecia respostas adequadas às questões práticas, sobretudo diante de casos especiais como o de alunos com insuficiência de compreensão da leitura e escrita, incompatíveis com o ciclo em que se encontram. Outra constatação é que a execução do planejamento não transparece os efeitos da preparação teórica: os planos de aula seguem os conteúdos das disciplinas, embasados pelos PCNs, mas desconectados da preparação acadêmica do curso de Pedagogia, levando o professor iniciante a dúvidas sobre sua condução. |
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CONCLUSÕES: |
Faz-se necessário uma constante revisão da formação de professores, sintonizada com a experiência real do contexto escolar, em especial da relação professor-aluno, para que os alunos do curso de Pedagogia possam obter experiências, vivenciar situações que possam lhes trazer reflexões e ajustes nos conceitos adquiridos sobre o processo da sala de aula. |
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: Escola Pública; Dificuldades; Ensino-aprendizagem. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |