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F. Ciências Sociais Aplicadas - 8. Desenho Industrial - 1. Programação Visual

ELABORAÇÃO DE UM GUIA DE ESTILO PARA INTERFACE DIGITAL DE MATERIAL INSTRUCIONAL

Flávia Cirolini Weber  1
Carlos Gustavo Martins Hoelzel  2
(1. Acadêmica do Curso de Desenho Industrial - Programação Visual/UFSM; 2. Orientador Prof. Dr. do Curso de Desenho Industrial - Programação Visual/UFSM)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho teve por objetivo a criação de uma interface digital para o Curso de Especialização em Educação Especial a Distância da Universidade Federal de Santa Maria, acompanhado de um Guia de Estilo desta interface. Entre os requisitos para a execução deste projeto, encontra-se a necessidade de manter a identidade visual do material impresso já utilizado para os cursos de ensino a distância da UFSM. Outro fator relevante nesse processo foi o cuidado em obedecer aos requisitos para que a interface gráfica humano-computador seja ergonômica. Sendo assim, buscou-se utilizar elementos do material impresso adaptados às características do suporte digital, neste caso, do CD-ROM. Para isso, foram utilizados conhecimentos de Ergonomia Cognitiva.

METODOLOGIA:

Para a realização deste trabalho, foi utilizada a metodologia do DEIGRAF, Design Ergonômico de Interfaces Gráficas Humano-Computador (HOELZEL, 2004). Este método é um processo destinado à construção de interfaces gráficas humano-computador que utiliza tanto recursos do Design Gráfico quanto da Informática, tais como Ergonomia, Semiótica e Ciclo de Vida da Engenharia de Usabilidade. O DEIGRAF é composto das seguintes etapas: problematização; análise do sistema atual; modelagem conceitual; modelagem visual 1; modelagem visual 2; implantação.

RESULTADOS:

  Na problematização houve uma análise do material sobre o curso. Na análise do sistema, fez-se um estudo sobre os elementos componentes do material impresso utilizado pelo ensino a distância da UFSM, das características e dos componentes de uma interface digital, bem como dos requisitos de qualidade ergonômica. Nesta fase também foram montado alguns fluxogramas para orientar o trabalho, como o fluxo das tarefas, mapeamento do fluxo da tarefa em tarefa-objeto e hierarquização das informações. Na etapa da modelagem conceitual buscou-se utilizar alguns elementos do material impresso que pudessem assegurar a manutenção da identidade visual entre essas duas mídias. Na modelagem visual 1 foram definidos os diferentes tipos de telas, acompanhados de seus leiautes primários, além do desenho dos ícones. Já na modelagem visual 2, o leiaute das páginas foi finalizado, bem como o funcionamento dos botões, das imagens do texto e do complemento “Saiba mais”. Na instalação, foi gerado um protótipo através do software Macromedia Flash, que será testado nos pólos com os alunos do curso para posteriores ajustes. Finalizando, foi gerado um Guia de Estilo com as principais características do CD-ROM e dos elementos que o compõe, bem como as informações técnicas que orientarão a produção dos CD-ROMs destinados aos cursos a distância da UFSM. 

CONCLUSÕES:

    No processo de prototipagem, o Guia de Estilo foi fundamental, ressaltando a importância desse tipo de documento, tanto para assegurar que as características serão mantidas, quanto para facilitar o trabalho dos programadores. Visto que mais cursos a distância da UFSM pretendem utilizar material digital de apoio, este servirá de base para a criação dos demais materiais, mantendo a identidade visual.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Design; Interface; Guia de Estilo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006