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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança

A POLCA NA BAHIA (1850-1920): UM ESTUDO SUBSTANTIVO DE 50 POLCAS

Rodrigo Garcia 1
(1. Escola de Música da UFBA (EMUS))
INTRODUÇÃO:
A pesquisa investigou a polca na Bahia, que, dentre 54 gêneros localizados pelo IMB [Impressão Musical na Bahia], totalizando 430 partituras de 178 compositores, destaca-se com 12,09 % das peças (52) de 19,66% dos compositores (35), precedida apenas pelas valsas (Cf. http://www.nemus.ufba.br). Não se pode precisar em que data/ano a polca chegou à Bahia. Contudo, sabe-se que a peça "O Anel de Vidro", composta por Joaquim Ferreira da Silva Jr. (09.08.1840 - 24.12.1924), integrou o periódico musical "Recreio das Jovens Pianistas", publicado na cidade de Salvador, entre os anos de 1857-1859. Este trabalho, parte integrante do projeto "Inventário preliminar para um dicionário de músicos e expressões musicais na Bahia", baseia-se na transcrição de 50 polcas (dois exemplares estão extraviados e constam apenas as capas).
METODOLOGIA:
Inicialmente, foi efetuada a coleta de todas as partituras referentes ao tema, disponíveis até então na base de dados do NEMUS. Em seguida, iniciou-se uma etapa de discussão acerca do melhor modelo de análise a ser aplicado às polcas baianas. Optou-se  basicamente por um modelo analítico de cunho formal, de foco variável, haja vista que compreende os aspectos composicionais, buscando generalizações em maior ou menor escala, além de relacionar as polcas aos contextos históricos.
RESULTADOS:
Os resultados apresentados neste trabalho incluem tanto aspectos gerais — a obtenção de uma estrutura formal recorrente, a binaridade do compasso, o andamento vivo, o uso de um motivo rítmico de acompanhamento e tonalidade maior — quanto características distintivas — o uso de uma introdução, em geral de quatro a oito compassos, em andamento que pode ser distinto e eventualmente a presença de cromatismos — encontrados no repertório baiano.
CONCLUSÕES:

Esta pesquisa empreendeu um resgate de partituras e informações que são particularmente importantes para a história musical da Bahia. O acervo foi transcrito utilizando-se o software Coda Finale, o que possibilitou a preservação digital desse material valioso, além de facilitar a execução eletrônica.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Música; Polca; Transcrição.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006