IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 3. Clínica Médica

PADRONIZAÇÃO DO MTT COMO UM TESTE DE VIABILIDADE CELULAR EM FRAGMENTOS CORTICAIS DE RINS DE RATOS.

Lissa Akari Tutida 1
Luís Alberto Batista Peres 1
Maria Emília Favero 1
Vinicius Daher Alvares Delfino  1
(1. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina/ UEL)
INTRODUÇÃO:

O teste do MTT (3-(4,5-dimetiltiazol-2yl)-2,5-difenil brometo de tetrazolina) é um teste amplamente utilizado para determinação da viabilidade de células isoladas. A sua aplicabilidade também foi demonstrada para a análise experimental de viabilidade tecidual em fragmentos de miocárdio. Em nosso conhecimento, não há estudos na literatura de sua utilização para a avaliação da viabilidade do tecido renal. Este trabalho teve por objetivo avaliar a aplicabilidade do método do MTT para determinação da viabilidade celular em fragmentos da córtex renal de ratos visando o estudo da preservação renal para fins de transplante.

METODOLOGIA:

Foram avaliadas diferentes condições de tempo de incubação e concentração da solução de MTT, e a correlação entre o peso dos fragmentos com a taxa de redução do MTT. Foram utilizados ratos Lewis isogênicos, machos. Após nefrectomia sob anestesia com éter etílico, a córtex renal foi cortada em fragmentos com pesos aproximados de 5, 10, 15 e 20 mg, os quais foram colocados em frascos contendo RPMI-1640 e mantidos a 37° C-5%CO2 durante 30 minutos. Após troca do meio, os fragmentos foram incubados por duas horas, nas condições já descritas. Em seguida, os fragmentos corticais foram incubados com a solução de MTT em diferentes tempos (30, 60, 90, 120, 150 e 180 minutos) e com diferentes concentrações da solução de MTT (0,5; 2, 3 , 4 e 5 mg/mL). Ao término das incubações com o MTT, o meio foi substituído por 1 mL de DMSO, agitado por 30 minutos, e a leitura da densidade óptica (DO) foi realizada em espectrofotômetro no comprimento de onda de 510 nm.

RESULTADOS:

Fragmentos de aproximadamente 5 mg produziram maior relação DO por miligrama de tecido. Entre as condições analisadas, a concentração ideal de MTT foi de 2 mg/mL e o tempo de incubação para a saturação das enzimas mitocondriais foi de 180 minutos.

CONCLUSÕES:

Assim, utilizando as condições ótimas obtidas neste trabalho, o teste do MTT pode ser usado para avaliar a viabilidade do tecido renal de ratos, abrindo a perspectiva de um novo método de estudo da preservação renal para fins de transplante.

Instituição de fomento: Fundação Araucária
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Viabilidade celular; MTT; Córtex renal de rato.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006