IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica

AS INFLUÊNCIAS DAS CULTURAS ORGANIZACIONAIS NA APRENDIZAGEM DE COMPETÊNCIA GERENCIAIS DOS DIRIGENTES NO HUPAA – UFAL

Dílson Vladimir Monteiro Ferreira de Lacerda  1, 2
Maria Aparecida da Silva  1, 2
(1. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC); 2. Universidade Federal de Alagoas (UFAL))
INTRODUÇÃO:

Em administração, poucos trabalhos podem ser encontrados nas áreas de conhecimento sobre aprendizagem e culturas em organizações hospitalares. Tornando-se, assim, de fundamental importância o desenvolvimento dessas organizações que têm muito a serem exploradas em decorrência da alta complexidade estrutural nelas contida. O trabalho proposto visa compreender o papel e a influência das culturas acadêmicas no processo de aprendizagem das competências gerenciais dos diretores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Os objetivos específicos são: a) conhecer a cultura organizacional do HUPAA; b) Estabelecer associações entre aprendizagem da formação profissional de cada um e a aprendizagem de competências gerenciais; c) Descrever as influências das diversas culturas nos processos de aprendizagem dos dirigentes dos setores hospitalares; d) Descrever as diferenças e similaridades entre as culturas nas diversas unidades do HUPAA; e) Descrever a influência das culturas universitárias para o gerenciamento das unidades do HUPAA; f) Compreender como as diferentes áreas de conhecimento contribuem para a aprendizagem de profissionais que se tornam dirigentes.      

METODOLOGIA:

Foi realizado um estudo de caso para responder as questões da pesquisa: “Como” e o “Que” os dirigentes do HUPAA da UFAL aprendem para exercer as atividades, atribuições e responsabilidade de dirigentes das unidades hospitalares? E como as culturas do meio ambiente influenciam a aprendizagem dos dirigentes do HUPAA? Foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa, com a utilização de questionários semi-estruturado e entrevistas. Realizou-se, preliminarmente, uma pesquisa bibliográfica, no intuito de melhor conhecer as organizações hospitalares, objetivando facilitar a identificação de suas particularidades, principais diferenças e desafios que contextualizam a realidade do hospital, como também sobre cultura organizacional e aprendizagem gerencial. A população pesquisada compreendeu todos os 17 dirigentes do HUPAA, para análise das suas culturas profissionais acadêmicas segundo o método da construção e comparação constante de Grounded Theory.

RESULTADOS:

No que se refere à cultura nas organizações hospitalar, constatou-se que existe uma cultura comum que caracteriza a sua missão e objetivo de atendimento efetivo aos doentes, e sub-culturas desenvolvidas em diferentes áreas de especialização. Observou-se, também, na pesquisa, que a organização hospitalar possui um conjunto de valores, normas e ideologia que padronizam comportamentos e procedimento comuns à cultura institucional. Portanto, caracteriza-se como uma burocracia profissional, que atua através de seu núcleo operacional, ou seja, dos profissionais da área de saúde, pois são eles que executam o trabalho básico e produzem resultados essenciais, e uma das  características da sua ideologia recomenda que uma parte de trabalho administrativo deva ser executada pelos próprios profissionais operadores. Entretanto, se o seu membro almejar administrá-lo, devem ser profissionais eleitos ou indicados por seus pares. Outro fator à burocracia profissional  é uma organização colegiada, ou seja, é comum uma hierarquia administrativa paralela (democrática, de baixo para cima), onde o poder está na habilidade, ainda que os administradores sejam eleitos ou escolhidos, boa parte do poder permanece com os médicos. Em relação à cultura encontrada dentro da organização hospitalar do HUPAA, podemos destacar: a cultura de negociação, caracterizada pelo estabelecimento de políticas de distribuição de benefícios e recursos, predominando o confronto, a disputa por poder e a necessidade de mediação; Cultura de Desenvolvimento, caracterizada pela existência de parcerias com outras instituições e a predominância de valores pessoais; Cultura Gerencial, caracterizada pelo direcionamento para metas e propósitos específicos; Cultura Colegiada, caracterizada pela tomada de decisões através de um consenso, com a participação dos membros da instituição não apenas da direção; e a cultura de profissão acadêmica, dividida em duas partes: Cosmopolita, caracterizada como uma cultura em que os indivíduos se identificam com os colegas do país ou do mundo com interesses semelhantes, a fim de buscar conhecimento e reconhecimento como membros da instituição; e Cultura Local, caracterizada pelo comprometimento e integração dos indivíduos na comunidade e o envolvimento em atividades institucionais. Outra Cultura observada, foi a de Formação Profissional Médica, que são a ética, a moral, a honestidade, o compromisso, a atualização constante e o bom relacionamento, e a Cultura da Formação Profissional do Administrador, relacionada à dignidade, a confiança e o respeito individual.      

 

CONCLUSÕES:

Tendo em vista que os principais objetivos da pesquisa foram de compreender as influências das culturas universitárias sobre a aprendizagem dos dirigentes do HUPAA – UFAL, este trabalho teve a finalidade de apresentar a fundamentação teórica e os dados que resultam das três entrevistas realizadas até o momento, pois, a pesquisa está em andamento. Como resultados da categorização dos dados, vinte e cinco categorias emergiram da análise das entrevistas, relativas às informações necessárias ao alcance dos objetivos da pesquisa. Os sujeitos apresentaram divergências em relação a alguns aspectos culturais, fato que pode ser relacionado também à não homogeneidade da formação dos mesmos.  Pôde-se perceber, após a analise dos dados, que as três entrevistas realizadas reforçam as indicações de literatura para a existência de diferentes culturas, bem como que elas exercem influência no processo de aprendizagem de competências gerenciais dos seus dirigentes. Desse modo, por exemplo, a cultura de negociação exige a habilidade de conciliação, a cultura cosmopolita exige habilidades de convencimento, e assim por diante.

Instituição de fomento: PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Aprendizagem Gerencial; Cultura Organizacional; Organização Hospitalar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006