IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia

ANÁLISE E PADRONIZAÇÃO DA DUREZA DO SIMULADOR DE ALIMENTO “OPTOCAL” UTILIZADO EM TESTES DE PERFORMANCE MASTIGATÓRIA

Francielle Alves Mendes 1
Tânia de Freitas Borges 1
Daniela Silveira Baccelli 1
Célio Jesus do Prado 1
Flávio Domingues das Neves 1
Cleudmar Amaral Araújo 1
(1. Universidade Federal de Uberlãndia (UFU))
INTRODUÇÃO:

O Optocal tem sido utilizado como simulador de alimento e referência de padronização em avaliação de função mastigatória, porém sua dureza e reprodutibilidade não são relatadas. O objetivo desse estudo foi analisar a reprodutibilidade do Optocal, por meio da análise da dureza Shore A.

METODOLOGIA:
Três operadores confeccionaram 36 amostras de acordo com as normas da ADA para tal dureza (n=12). Cada amostra foi mensurada durante sete dias consecutivos com intervalos de 24 horas. Os dados foram submetidos à análise estatística (p<0,05) e aplicado o teste T de Student e Wilcoxon para verificar a significância da variação da dureza em função do tempo. O teste Tukey b foi empregado para análise da dureza das amostras produzidas pelo mesmo operador e entre diferentes operadores.
RESULTADOS:
Os dados demonstraram diferença estatística significante para o fator tempo e entre operadores. Não houve diferença significante na dureza das amostras intra operador. Entretanto, aplicando-se o Percentil, observa-se que, independente do operador, entre o segundo e o quinto dia o material atinge valor de dureza variando entre 35 e 40.
CONCLUSÕES:

Conclui-se que o simulador de alimento teste não é reproduzível e que com o tempo de armazenagem há um aumento da dureza. Frente à necessidade de padronização sugere-se o monitoramento do Optocal até que atinja dureza Shore A de 35 a 40 para então aplicar o teste, pois valores maiores exigiriam monitoramento prolongado e menores poderiam implicar em perda do material recém manipulado, caso não atingisse o valor desejado.

Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Performance mastigatória; dureza; Optocal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006