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D. Ciências da Saúde - 7. Fonoaudiologia - 1. Fonoaudiologia

Características vocais de operadores de telemarketing-dados preliminares

Geise Roman 1
Leila Susana Finger 1
Carla Aparecida Cielo 1
(1. Departamento de Otorrino-Fonoaudiologia/CCS/UFSM)
INTRODUÇÃO:
O operador de telemarketing é o remanescente da antiga profissão de telefonista, que hoje busca o estreitamento de relações com os clientes, a fim de realizar negócios por meio da comunicação oral. Apresenta-se dados preliminares sobre as características vocais de 9 teleoperadores de empresas de Santa Maria – RS, 3 homens e 6 mulheres, com idades entre 18 e 25 anos.
METODOLOGIA:

Após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pela empresa e pelos sujeitos, realizou-se anamnese, aplicação de questionário, triagem auditiva, e avaliações vocais

RESULTADOS:
Verificou-se que o tempo médio de serviço semanal foi de 52,66 horas (mínimo de 42 e máximo de 79 horas); todos alegaram não usar a voz profissionalmente em outra atividade; todos consideraram fazer muito uso da voz; quanto ao ambiente de trabalho, 88,88% tinham ar condicionado, 22,22% eram ruidosos, 11,11% eram poluídos, e nenhum era isolado acusticamente; apenas 11,11% cancelaram compromissos devido a alterações vocais; 77,77% consumiam menos de 4 copos diários de água; quanto aos sintomas durante e/ou logo após o uso da voz, 55,55% relataram rouquidão, 55,55% ressecamento, 55,55% mudança na freqüência vocal, 55,55% cansaço ao falar, 44,44% dor na garganta, 44,44% ardor, 22,22% perda da eficiência vocal, e 22,22% mudanças ou perdas súbitas da voz; quanto ao uso de paliativos, 44,44% não utilizavam nenhum, 33,33% pastilhas e drops, 33,33% gengibre, e 11,11% gargarejos; antes de utilizar a voz profissionalmente, 44,44% realizavam hidratação com água, 44,44% não realizavam qualquer preparo, 11,11% realizavam descanso vocal, e 11,11% realizavam relaxamento físico e mental; para conservar a atenção do ouvinte, 66,66% consideraram uma boa dicção importante, 55,55%  boa modulação e entonação da voz, e 33,33% tom de voz elevado
CONCLUSÕES:

A análise global desses dados mostra que é necessário que os teleoperadores previnam o aparecimento de alterações vocais, satisfazendo as exigências da empresa sem prejuízo da saúde.

Instituição de fomento: PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Fonoaudiologia; Voz; telemarketing.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006