IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana

O ATLAS ESCOLAR DO BAIRRO DO SOCORRO:

UM ATLAS LOCAL PARA UM BAIRRO DA ZONA SUL PAULISTANA

DANIELA SOUZA DANTAS 1
(1. PIBIC/USP/CNPQ)
INTRODUÇÃO:

A CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO EM FORMATO DE UM ATLAS ESCOLAR PARA UM BAIRRO DE UMA METRÓPOLE - O BAIRRO DO SOCORRO, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - DESTINADO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, FOI O OBJETIVO CENTRAL DESTE TRABALHO.

A EXTENSÃO TERRITORIAL, A ENORME POPULAÇÃO E A DIVERSIDADE SOCIAL DESTE MUNICÍPIO DIFICULTAM A IMPLANTAÇÃO DE UM ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL. UM RECORTE ESPACIAL, COMO O BAIRRO, LEVANDO EM CONTA SEU PAPEL NO MUNICÍPIO E AS INTER-RELAÇÕES COM OUTROS BAIRROS PODE SER UMA MANEIRA DE DESENVOLVER O ESTUDO DOS LUGARES, POIS O EDUCANDO TEM A POSSIBILIDADE DE PASSAR DE UM ESPAÇO DE AÇÃO (NO CASO, O BAIRRO) À CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO REPRESENTATIVO (O ATLAS), O QUE LHE PERMITIRIA RACIOCINAR SOBRE OS ESPAÇOS, VIVENCIADOS OU NÃO, ESTANDO ENTÃO PRONTO PARA CONSTRUIR, ENTENDER E USAR MAPAS.

NESTA PESQUISA PROCURAMOS CONSTRUIR UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA QUE JUSTIFICASSE A CONCEPÇÃO DOS ATLAS LOCAIS DE BAIRRO EM GRANDES MUNICÍPIOS, PARA ENTÃO ELABORAR TAL ATLAS. ENTRETANTO, DEVIDO A FATORES EXTERNOS, A PESQUISA NÃO CONTEMPLOU A FUNDAMENTAL PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES.

METODOLOGIA:

DIVERSOS TRABALHOS ACADÊMICOS TÊM APONTADO PARA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO LUGAR NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, SENDO QUE HÁ UM INCREMENTO DE TRABALHOS ENVOLVENDO ELABORAÇÃO E A UTILIZAÇÃO ESPECIALMENTE DE ATLAS MUNICIPAIS, ARTICULADOS A METODOLOGIAS PARA O ESTUDO DA LOCALIDADE.

O CONHECIMENTO DO BAIRRO É A BASE PARA O ENTENDIMENTO DA METRÓPOLE E DAS DEMAIS ESCALAS DAS RELAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS EXISTENTES, DANDO CONTA DA LÓGICA QUE ENVOLVE ASPECTOS LOCAIS E OS EXTERNOS, O QUE REQUER CONHECIMENTOS DAS MAIS DIVERSAS ÁREAS.

NESSE SENTIDO, UM ATLAS ESCOLAR LOCAL É DIFERENTE DOS ATLAS ESCOLARES GERAIS POIS PERMITE UM ENTENDIMENTO DA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL AO PROPICIAR CONDIÇÕES PARA O TRABALHO COM CONCEITOS ESPECÍFICOS, VINCULADOS À REALIDADE LOCAL, O QUE FAZ COM QUE OS ALUNOS ADQUIRAM CONHECIMENTOS A RESPEITO DO LUGAR, PODENDO AGIR SOBRE ELE CONSCIENTEMENTE. A ESCALA GRANDE DO BAIRRO TORNA MAIS DIFÍCIL MANIPULAR, NEGATIVAMENTE, AS INFORMAÇÕES, PORQUE É NO COTIDIANO, NA VIDA NOS LUGARES, QUE AFLORAM OS CONFLITOS DO MUNDO ATUAL.

ATLAS MUNICIPAIS JÁ CONFECCIONADOS, COMO O ATLAS DE LIMEIRA, EMBASARAM A PESQUISA, BEM COMO LIVROS SOBRE BAIRROS PAULISTANOS E ARTIGOS ACADÊMICOS, DESENVOLVENDO UM ESBOÇO DE UMA METODOLOGIA DOS ATLAS DE BAIRRO.

FORAM USADOS ESPECIALMENTE JORNAIS E FOTOGRAFIAS ANTIGAS E ATUAIS, FOTOS AÉREAS E FRONTAIS, PLANTAS CARTOGRÁFICAS, MAPAS TEMÁTICOS E IMAGENS DE SATÉLITE REFERENTES AO BAIRRO.

PORÉM, A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO FOI POSSÍVEL DEVIDO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS POLÍTICAS VIVENCIADAS PELO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO À ÉPOCA .

O GRANDE DIFERENCIADOR DA CONSTRUÇÃO DE UM ATLAS DE BAIRRO FOI O FATO DE QUE ESTE ESTÁ INSERIDO NA METRÓPOLE PAULISTANA, O QUE IMPLICA EM GRANDES MUDANÇAS SÓCIO-ESPACIAIS.

DE ACORDO COM A CONCEPÇÃO ADOTADA, A QUAL DENOMINAMOS DE ESQUEMAS TEMÁTICOS, O ATLAS TEM, NO INÍCIO, A ABORDAGEM DOS ASPECTOS DO PRÓPRIO BAIRRO, AVANÇANDO NA ESCALA ATÉ CHEGAR NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. OS ESQUEMAS TEMÁTICOS QUE DIRECIONARAM TODA A PESQUISA FORAM RELACIONADOS À GEOGRAFIA, HISTÓRIA E AO MEIO AMBIENTE DO BAIRRO DO SOCORRO.

RESULTADOS:

FEZ-SE UMA PESQUISA DE CUNHO HISTÓRICO VISANDO O ENTENDIMENTO DA ORIGEM E DAS TRANSFORMAÇÕES DOS ATLAS, O QUE PROPICIOU UMA MELHOR COMPREENSÃO DESTE MATERIAL AO SE DEPREENDER AS VARIADAS FORMAS DE SUA ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. DA MESMA MANEIRA, SEGUIU-SE UM APROFUNDAMENTO TEÓRICO SOBRE A CATEGORIA GEOGRÁFICA LUGAR E SUA RELAÇÃO COM O FENÔMENO METRÓPOLE.

TENTOU-SE A PARTICIPAÇÃO DE ESCOLAS DO BAIRRO DO SOCORRO E OS PROFESSORES DEMONSTRARAM UM INTERESSE PELOS ASPECTOS DA GEOGRAFIA DO LOCAL ONDE LECIONAM. ENTRETANTO, POR QUESTÕES ADVERSAS, NÃO FOI POSSÍVEL A ESSENCIAL PARTICIPAÇÃO TANTO DE PROFESSORES QUANTO DE ALUNOS NA EXECUÇÃO DO ATLAS DO BAIRRO.

OS DADOS OBTIDOS FORAM ENTÃO SISTEMATIZADOS DE MODO A SEREM TRANSFORMADOS EM TEXTOS, MAPAS (ATRAVÉS DO SOFTWARE ADOBE ILLUSTRATOR (R)) E FOTOGRAFIAS (AÉREAS E FRONTAIS, ANTIGAS E ATUAIS) PARA A CONFECÇÃO DO ATLAS. ONDE SE FORMULOU TAMBÉM UM GLOSSÁRIO COM OS TERMOS COMPLEXOS EXISTENTE AO LONGO DO ATLAS.

CONCLUSÕES:

O ATLAS ESCOLAR DO SOCORRO FOI ELABORADO COM INTENÇÃO DE PROPORCIONAR UM INSTRUMENTO DIDÁTICO A MAIS PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO BAIRRO, PERTENCENTE AO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.

FAZ-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS QUE PRIVILEGIEM A ESCALA DO BAIRRO POIS AS ESCOLAS, SITUADAS EM BAIRROS, ESTÃO NUMA POSIÇÃO PRIVILEGIADA PARA A OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS DE ESCALA LOCAL. AS CONTRADIÇÕES MUNDIAIS ESTÃO PRESENTES E SE FAZEM SENTIR, DE FORMA OBSCURA E RESIDUAL, NO ÂMBITO DO LOCAL.

PARA POSSIBILITAR AOS ALUNOS A COMPREENSÃO DISTO SERIA NECESSÁRIA NÃO SOMENTE A APLICAÇÃO DO MATERIAL EM SALA DE AULA, MAS A CONSTRUÇÃO DO ATLAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES E ALUNOS, FATO QUE NÃO PÔDE SER REALIZADO POR MOTIVOS QUE EXTRAPOLARAM OS LIMITES DA PESQUISA.

A ESCOLHA POR TRABALHAR COM DOCUMENTOS DE HEMEROTECAS É UMA ATITUDE QUE POSSIBILITA À MAIORIA DAS PESSOAS INTERESSADAS EM PESQUISAS LOCAIS A AQUISIÇÃO, OS MEIOS E A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PARA DIVERSAS ÁREAS DO MUNICÍPIO.

A NÃO PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS, COMO DITO, TORNA O ATLAS INCOMPLETO, SENDO NECESSÁRIA A CONTINUIDADE DA PESQUISA, O QUE ABRA CAMINHOS PARA A CONTINUIDADE DA PESQUISA ACERCA DESTE TEMA.

Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: GEOGRAFIA; LUCAR; ATLAS.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006