IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
Estudo da Aplicação Prática dos Conceitos de Tempo-Ritmo no Teatro
Frederico Ramos Oliveira 1
(1. UFMG)
INTRODUÇÃO:

O trabalho investigou os principais aspectos envolvidos na compreensão do tempo-ritmo no teatro. O objetivo foi sistematizar o estudo desse elemento teatral através da discussão e experimentação dos conceitos desenvolvidos na literatura específica. Para tanto, foram elaboradas metodologias que ampliassem a compreensão e utilização consciente do tempo-ritmo teatral na composição cênica. O início de tal empreitada partiu da análise dos resultados das pesquisas do Grupo Fisções da EBA-UFMG e de um estudo analítico do processo de construção cênica do espetáculo "A Cozinha", apresentado em 2004, uma vez que a concepção desse espetáculo fundamentava-se exatamente nas idéias abordadas nesta pesquisa. A fim de definir parâmetros de referência para o estudo do tempo-ritmo teatral, foi realizada uma sistematização dos resultados obtidos das análises dos experimentos da primeira fase deste trabalho. Definidos esses parâmetros, os trabalhos se concentraram na sua experimentação prática em um "Laboratório Experimental de Tempo-Ritmo Teatral”. As investigações dos resultados dessas experiências contribuíram para o levantamento do material para uma discussão teórico-prática a respeito das perspectivas de aplicação do conceito de tempo-ritmo no teatro.

METODOLOGIA:

Um esquema de etapas foi elaborado para estruturar a metodologia da pesquisa. O cumprimento de uma fase garantiu material para a etapa seguinte. Dessa forma, ficou planejada a seguinte sequência de tarefas:

 

*Levantamento, localização e revisão do material bibliográfico disponível

*Observação em campo através de atuação em espetáculo teatral

*Sistematização teórica dos elementos destacados na análise do processo de criação observado

*Definição de parâmetros de referência orientadores do estudo do tempo-ritmo teatral

*Elaboração de exercícios e concepções cênicas a partir da sistematização

*Organização de um Laboratório experimental para a discussão dos resultados parciais da pesquisa e experimentação dos exercícios e cenas elaborados teóricamente.

*Divulgação dos resultados no Relatório Final da Pesquisa, artigo e publicação eletrônica

RESULTADOS:

Foi divulgado na Internet um artigo elaborado a partir do texto do relatório final da pesquisa.

 

Na fase final da pesquisa foi organizado um laboratório experimental de tempo-ritmo teatral para a discussão final planejada anteriormente. Após o final do projeto, houve a continuidade dos trabalhos no laboratório através da construção de cenas, discussão teórica e atuação em oficinas e cursos.

 

CONCLUSÕES:

*Pode-se entender o tempo-ritmo de uma peça como a configuração dos tempos de duração das ações cênicas, sejam elas produzidas pelos atores, sejam por outros elementos do espetáculo, como a luz ou a movimentação de cenário. Apropriando-se conscientemente do tempo-ritmo teatral como instrumento produtor/reforçador de signos e sugestões, o artista pode contar com a utilização de mais uma ferramenta de construção e manutenção de materiais cênicos.

 

 *A distinção entre os diferentes termos técnicos, empregados nos estudos de tempo-ritmo, promoveu um entendimento mais amplo das questões envolvidas na exploração consciente do tempo na cena. Além disso, ficou entendido que é necessária a apropriação específica de noções de musicalidade no teatro, para que o trânsito no âmbito de tempo-ritmo cênico seja fluente e eficaz no trabalho teatral. A utilização rítmica no teatro deve procurar uma apropriação sempre orgânica de suas funções, buscando essa assimilação de forma prática. A atuação pode ser orientada por noções musicais, mas não deve estar sujeita somente a ela.

 

 *O trabalhou apontou para a possibilidade do desenvolvimento de treinamentos das percepções rítmicas e temporais dos artistas, de modo que sua execução em cena aconteça cada vez com maior domínio das dinâmicas de aceleração, duração e articulação da sucessão de ações. O estudo dos "princípios de montagem" trabalhados por Meierhold e Eisenstein pode fornecer elementos para a construção consciente de articulações rítmicas nas ações e nas cenas. 

 

*Durante toda a pesquisa, foram confirmadas as propriedades do tempo-ritmo teatral, descritas no capítulo XII de "A construção da personagem", de Constantim Stanislavski: “a configuração de padrões rítmicos pode alimentar e reforçar sugestões dramatúrgicas, criando imagens e trazendo sensações que são identificadas como análogas a padrões rítmicos correspondentes”. Dessa forma, o artista pode articular o uso de configurações rítmicas para o seu trabalho atoral de apropriação das circunstâncias dadas e construção das ações. Esse efeito semiótico da articulação de configurações rítmicas também pode ser usado para criar imagens e sensações no espectador, assim como pode reforçar a construção dramatúrgica na cena.

Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Tempo-ritmo; ritmo cênico; musicalidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006