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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 5. Rádio e Televisão
A Influência do Rádio no Consumo dos Jovens
Carla Coppola 1
(1. UNIVERSIDADE PAULISTA - CAMPUS ANCHIETA)
INTRODUÇÃO:
Este projeto tem o objetivo de entender o processo de como o rádio influencia no consumo de jovens universitários de 17 a 22 anos nas classes A, B e C de ambos os sexos na cidade São Paulo. A Rádio Mix FM foi o veículo escolhido para uma melhor obtenção de dados já que o público que a mesma atua é o jovem. A programação escolhida foi “Secretária Eletrônica” que é transmitida todos os sábados e domingos das 12 às 13 horas. A Rádio Mix FM é a 6ª no ranking das emissoras de rádio FM que tem 108.001 de ouvintes por minuto todos os dias da cinco da manhã até a meia noite, segundo pesquisa EasyMedia 2/IBOPE no mês de fevereiro a abril de 2004. Com as informações coletadas mostram que o rádio é um meio de comunicação mais popular e de maior alcance público com relação aos demais veículos. Está presente na casa de nove em cada dez brasileiros, é influente na cultura e na política e tem enorme apelo sobre os jovens. O projeto também mostra a trajetória do rádio abordada desde 1919 até os dias de hoje. Assim, é possível perceber sua influência ao longo destes anos na sociedade e na economia. A qual mostra o quanto o mesmo é um meio peculiar com características diferentes que o difere dos outros meios de comunicação. Importante para o meio publicitário que investe todo ano para a veiculação de spot, jingle e merchadising. Os jovens são o público mais visado pelos meios de comunicação. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o jovem, denominado também por adolescente, é um grupo mais numeroso da população. A pesquisa de campo realizada no Campus Anchieta serviu para a junção de dados sobre a influência do consumo e a Rádio Mix FM obtendo assim, precisão nos dados.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi realizada com uma pesquisa bibliográfica que inclui sites, livros e reportagens de revista. E também uma pesquisa de campo na Universidade Paulista do Campus Anchieta no horário noturno nas áreas de humanas e biológicas. Na pesquisa de campo foi aplicada pergunta aberta, ou seja, qualitativa, e pergunta fechada. Na primeira parte do trabalho, há um breve histórico do rádio no Brasil, contando desde seu surgimento até o tempo atual. Mostrando assim, sua evolução no mercado radiofônico. No meio deste percurso, acontece o advento da publicidade que ajuda o rádio a se estruturar financeiramente e posicionar como um meio de comunicação eficiente. Tem a história e a atuação da Rádio Mix FM, bem como sua repercussão e suas características no meio radiofônico. Na segunda parte do trabalho, é abordada sobre o jovem de hoje e suas características psicoculturais e o que é consumo e sua repercussão na sociedade brasileira. Também o resultado da pesquisa de campo tem gráficos para melhor visualização e compreensão e foi inserido fala dos entrevistados para enriquecer a pesquisa.
RESULTADOS:
Com a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo foi possível saber a influência do rádio no consumo do jovem. Abaixo, alguns resultados obtidos nesta pesquisa: - o estudo sobre o rádio desde seu surgimento até hoje: aborda a atuação do rádio em cada década e o seu diferencial como mídia e meio publicitário; - a publicidade sempre esteve presente desde o surgimento do rádio e continua até hoje; - a rádio Mix FM foi o veículo mais adequado a esta pesquisa porque é líder no segmento jovem entre a faixa etária de 15 a 29 anos que teve precisão de dados com o público alvo desta pesquisa que compreende a idade de 17 a 22 anos nas classes A, B e C de ambos os sexos na cidade São Paulo; - a adolescência é uma fase de transição entre a vida infantil para a vida adulta, acompanhada de mudanças psicológicas, físicas e sociais, onde o jovem busca sua identidade e, ao mesmo tempo, sua autonomia; - o ato de consumir é o preferido entre os jovens; - a rádio tem influência no consumo dos jovens.
CONCLUSÕES:
O rádio se perdeu no tempo com o advento da televisão e de outras mídias e manteve sua peculiaridade como um meio de comunicação prático e de fácil acesso, que pode ser ouvido no carro, no trabalho, em casa, no ônibus, entre outros locais, e que influencia, desta maneira, um grande número de ouvintes, principalmente os jovens. Nos dias de hoje, onde as pessoas acordam cedo, trabalham mais e perdem tempo no trânsito, o rádio se torna o refúgio mais direto para informar notícias e tocar músicas. O rádio sobreviveu ao longo destes anos devido a sua característica peculiar de ser de fácil transmissão e estar presente nas residências de quase 90% dos domicílios. Apesar da captação publicitária não ser das melhores, o rádio não deixa de ser um ótimo veículo para propagar spot, jingle e merchadising, os quais, os mais criativos ficam na memória dos ouvintes por muito tempo. O rádio tem uma linguagem rápida e direta e agilidade na transmissão de notícias. Ela tem reconquistado ouvintes e se igualando a televisão. A publicidade sempre esteve presente desde a criação das primeiras emissoras e mantêm o rádio economicamente. A Rádio Mix FM é líder no segmento jovem, média de 108.001 ouvintes por minuto, segundo pesquisa da EasyMedia/Ibope em 2004, tocando músicas nacionais e internacionais que fazem sucesso no momento e informando o que o seu público gosta de ouvir. Colocando a disposição diversas programações e quadros humorísticos. Os alunos entrevistados na pesquisa de campo demonstram grande apreço pela Rádio Mix FM e muitas emoções a contar. Os jovens são o grande desafio dos meios de comunicação e da publicidade porque eles são os maiores consumistas do tempo moderno. A adolescência é a fase de transição entre o período infantil e adulto com transformações psicológicas, físicas e sociais. Além das transformações inerentes a sua idade, os jovens querem agradar seus pais e conquistar sua autonomia. Os jovens se juntam a um grupo que se identifica e que defende a mesma ideologia com o intuito de se impor e se sentir seguros, como por exemplo, o grupo dos “metaleiros”, dos “rockeiros”, dos “motoqueiros” e assim por diante. Os jovens, muitas vezes, são mal interpretados porque sua fase de transição é difícil e, ao mesmo tempo, eles têm que agradar a todos, principalmente aos pais que, às vezes, não os compreendem, gerando assim, muita tensão e até mesmo suicídio. O consumo é o ato preferido dos jovens. Eles são consumistas por natureza e se preocupam com a beleza do corpo. Os pais acabam também por influenciar no consumo exacerbado dos mesmos quando chamam a atenção do filho para que eles estejam em forma e bem vestidos. Com cada dados e clareza nas variáveis interligadas entre si, bem como: rádio, Rádio Mix FM, publicidade, jovens e consumo, a pesquisa de campo somatizou e enriqueceu mais o projeto concluindo que o rádio tem influência no consumo dos jovens.
Instituição de fomento: UNIVERSIDADE PAULISTA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Jovens universitários; Consumo; Rádio Mix FM.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006