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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO - O CASO DA "TOONWARE MULTIMÍDIA LTDA"
Flávio Leonardo R. de Vasconcelos 1
Suênya Freire do Monte Santos 2
(1. Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, UFCG; 2. Profª Especialista Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, UFCG)
INTRODUÇÃO:

O gerenciamento é o processo pelo qual as organizações controlam e coordenam as suas atividades. Para que essa tarefa seja realizada com sucesso, se faz necessário a utilização de algumas ferramentas, dentre as quais se pode destacar o planejamento estratégico como um processo de gerenciamento, resultante de uma atividade de planejamento que busca atingir objetivos de longo prazo (geralmente de 2 a 5 anos), através de estratégias desenvolvidas por um plano de ação construído de forma ordenada. A relevância e atualidade do tema justificam as pesquisas que possibilitam uma melhor compreensão sobre o assunto. Planejar é a ação de pensar e definir antecipadamente o que se quer conseguir. A abordagem estratégica pressupõe uma forma de gerenciar a empresa, onde não basta uma atitude de planejamento, há necessidade de estabelecer objetivos macro‑estratégicos que atendam a uma atitude estratégica (de manutenção do atual quadro, de crescimento, de desenvolvimento ou mesmo de sobrevivência). Com esse pressuposto, o enfoque que foi dado neste trabalho refere-se a uma empresa prestadora de serviços de produção de imagens geradas por computador, analisando o seu comportamento no mercado face às características e desafios do setor, à natureza de sua concepção, às inovações impostas pela administração moderna, à flexibilidade necessária a toda a organização, à busca contínua da sobrevivência, e finalmente, face à busca do sucesso e do crescimento, objetivo de toda organização.

METODOLOGIA:

Para determinar a pesquisa, adotaram‑se os critérios propostos por Vergara (2000), que a qualifica quanto à sua finalidade e quanto aos meios utilizados para alcançar seus objetivos. No que diz respeito aos fins, a pesquisa caracteriza‑se por ser descritivaa importância da sua estrutura competitiva. 0 método adotado para determinar o ambiente desta pesquisa é o setor  de produção de imagens geradas por computadores da , uma vez que descreve o ambiente competitivo da empresa‑alvo no setor de serviço de imagens geradas por computador. Em relação aos meios, é um estudo de caso porque, em função da escolha de uma empresa‑alvo, buscou‑se conhecer e investigar cidade de Campina Grande-PB. Em virtude de ser um estudo de caso, utilizou‑se o tipo de amostragem não probabilística e o método de investigação intencional por tipicidade, no qual o pesquisador escolhe uma unidade pertencente ao ambiente de pesquisa que satisfaça aos critérios estabelecidos, e assim possa se mostrar representativa do universo em estudo. Os sujeitos desta investigação compreendem: os quatro sócios da Toonware Multimídia. Os pressupostos utilizados para diagnosticar o ambiente tiveram como base a análise do modelo de Porter relacionado às forças competitivas (1986) e às estratégias competitivas (1990), e a análise SWOT. Os instrumentos de coleta de dados utilizados neste estudo de caso para coletar os dados, foram: revisão bibliográfica, roteiro de entrevista e observação direta não-participante.

RESULTADOS:

Resultados correspondentes à visão da empresa-alvo em relação ao seu ambiente externo, ou seja, sua Análise Externa – Força Competitiva. Ameaças de novos entrantes: é considerada muito baixa no momento; Intensidade da rivalidade entre os concorrentes: é considerado como de baixa rivalidade entre os concorrentes; Poder de negociação dos compradores: é alto, porque existem alternativas de fornecimento de outros estados, e até de outros países; Poder de negociação dos compradores: é percebido, porque podem elevar os seus preços quando verificam a grande necessidade de aquisição de uma nova remessa da mercadoria. As condições internas da empresa em relação ao seu ambiente externo são verificadas através da Análise de SWOT, e são esses os seus pontos principais: Pontos fortes: os aspectos relativos às habilidades e qualificação para criação de novos produtos e animação dos mesmos; a utilização de tecnologia moderna, de máquinas de última geração; Pontos fracos: localização desfavorável; falta de investimentos em publicidade e propaganda; ausência de técnicas organizacionais e de controle nas áreas de produção, custo e gestão de pessoas; Oportunidades: possibilidade de sua expansão no mercado; as inovações tecnológicas são muito apreciadas pela empresa em estudo; a empresa dispõe de poucos concorrentes; Ameaças: condições de crescimento são muito lentas; o alto poder de negociação dos compradores; o alto poder de negociação dos fornecedores.

CONCLUSÕES:

Com base nas informações fornecidas pela empresa - alvo sobre a estrutura vigente no setor de produção e comercialização de imagens computadorizadas, as forças competitivas mais intensas são: o poder de negociação dos compradores, porque estes podem forçar a concorrência em preços entre os estabelecimentos; e o poder de negociação dos fornecedores, devido à capacidade de elevação dos preços quando verificam que a empresa irá necessitar de uma nova remessa de mercadorias. 0 diferencial é evidenciado na empresa, por apresentar um atendimento qualificado, preço acessível, prazo e facilidade de pagamento e serviço confiável. Estes aspectos contribuem para o bom desempenho da empresa e sua contínua qualidade do atendimento ao cliente, nível de serviço que constantemente deve‑se apresentar. Diante das condições do ambiente competitivo, um dos maiores problemas da empresa é a indefinição de estratégia, mesmo assim, a empresa tem se mantido no mercado e se mostra competitiva, mas alterações futuras pode dificultar o seu desempenho.  É preciso utilizar uma estratégia competitiva para se manter, expandir e competir no mercado, tendo como diretrizes estratégicas: estar atento à guerra de preços, negociar com fornecedores para conseguir preços  mais baixos e descontos especiais, ou ainda, enfatizar um bom nível de atendimento ao cliente, preocupando-se  em suprir as suas necessidades, estudar formas de sempre criar um diferencial competitivo estimulando o uso da criatividade.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Competitividade; Estratégia; Diagnóstico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006