IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 5. Economia Internacional

A INSERÇÃO INTERNACIONAL DA FRUTICULTURA E DA CARCINICULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE

Estévani Pereira de Oliveira 1
Maria Lussieu da Silva 1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN)
INTRODUÇÃO:

 O trabalho analisa a inserção comercial do agronegócio da fruticultura e da carcinicultura do Rio Grande do Norte no cenário internacional. Trata-se de atividades importantes para a economia do estado e que tem contribuído para o saldo da balança comercial do Rio Grande do Norte. O processo de abertura comercial dos anos 90 teve efeitos no Estado, favorecendo a busca pela consolidação de mercados existentes bem como a exploração de novos nichos no cenário internacional.

 

METODOLOGIA:

 A metodologia adotada consiste de uma revisão bibliográfica acerca do tema em questão, análise de dados de comércio vinculados ao tema e tratamento estatístico, no que se refere a crescimento e participação. Assim, com base na metodologia adotada, o trabalho busca especificamente analisar a direção do comércio a partir da compreensão do escoamento desses produtos no cenário internacional, bem como identificar se há tendência de crescimento no fluxo de comércio de frutas e camarões potiguares no comércio internacional nas últimas décadas.

RESULTADOS:

Os procedimentos metodológicos adotados permitiram observar os dados de comércio exterior do Estado. Os resultados apontam que as exportações de frutas e de camarão estão concentrados no Nafta e na União Européia, demonstrando que o comércio exterior do Estado vem crescendo e se mantendo consolidado, sobretudo com os países desenvolvidos. No caso das demais regiões, Aladi, Mercosul e Ásia, os índices alcançados pelas exportações desses produtos são pouco significativos, sobretudo do camarão – cujo boom de crescimento no Estado teve um estimulo externo em razão da forte queda do nível de produção do Equador, em 1999, devido à doença White spot, conhecida como mancha branca.

CONCLUSÕES:

A manutenção do crescimento do Estado no comércio internacional é relevante para o desenvolvimento local e regional e depende de incentivos ao desenvolvimento de produtos que garantam sua inserção, bem como a busca por novas áreas e fortalecimento de nichos de mercados já estabelecidos.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: INTERNACIONALIZAÇÃO; FRUTICULTURA E CARCINICULTURA; RIO GRANDE DO NORTE.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006