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F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo

Levantamento e tratamento de dados através de técnicas de APO para avaliação de eficiência energética em edificações escolares

Silvia Vieira Gondim 1
Roberta Vieira Gonçalves de Souza 2
(1. Escola de Arquitetura da UFMG / EAUFMG; 2. Orientadora - Departamento de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo/TAU - EAUFMG)
INTRODUÇÃO:

O trabalho de Iniciação Científica aqui apresentado foi realizado em conjunto com o trabalho de mestrado “Qualidade ambiental e eficiência energética em escolas de ensino fundamental e médio da Rede Estadual de Escolas Públicas de Minas Gerais: procedimento metodológico de avaliação pós-ocupação”, desenvolvido pela arquiteta Fernanda Cristina Ferreira dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, P&D16, “ABORDAGEM INTEGRADA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ENERGIAS RENOVÁVEIS” um convênio da UFMG, CEFET-MG e PUC-MINAS com a CEMIG. Este trabalho se insere no sub-projeto 2 - Sistemas Integrados de Energia na Concepção e Uso de Edificações de Diferentes Tipologias.

Esta bolsa de pesquisa teve duração de agosto de 2005 a janeiro de 2006 e teve como objetivo o levantamento de dados para Avaliação Pós Ocupação de uma edificação escolar típica do sistema de Escolas Estaduais de Minas Gerais: a Escola Estadual Pero Vaz de Caminha. Foram realizados levantamento arquitetônico “as built” e de uso final desagregado de energia elétrica. Também trabalhou-se na elaboração, pré-teste, aplicação e avaliação dos questionários de APO focando o comportamento do usuário com relação a aspectos de conforto ambiental e eficiência energética. Com esses dados pode ser traçado um perfil do consumo energético da edificação e este perfil servirá de base para a elaboração de recomendações para melhor uso do espaço, tanto com relação ao Conforto Ambiental quanto com relação à Eficiência Energética do mesmo.

METODOLOGIA:

A Pesquisa se dividiu em duas partes: a primeira foi a de coleta de dados sobre a edificação estudada e a segunda foi a de desenvolvimento dos questionários de APO.

Primeiramente foi feito o levantamento “as built” de toda parte edificada da Escola. No caso, o projeto original segue o Padrão CARPE, implantado pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Juntamente com o levantamento “as built” foi feito o registro fotográfico da Escola, que nos auxilia a relembrar de detalhes construtivos da edificação. Esta fase teve como objetivo fornecer dados para o perfil energético da Escola.

O levantamento das instalações elétricas e dos equipamentos instalados foi a segunda parte da coleta de dados sobre a edificação. Esse levantamento consistiu em quantificar e levantar todas as instalações elétricas da Escola e os seus equipamentos eletrônicos: onde estão localizados, suas potências e por quantas horas por dia eles são utilizados.

A última fase de coleta de dados foi o cálculo do consumo desagregado da edificação. Para esse cálculo foram necessários a conta de luz, fornecida pela CEMIG e os dados levantados anteriormente.

Finalizada esta parte de coleta de dados foi feita a pesquisa bibliográfica entre diversas outras pesquisas de APO para o desenvolvimento dos questionários. Para o estudo de caso o modelo de questionário escolhido foi o de múltipla escolha, com as respostas estruturadas em torno de uma escala de valores e diferenciado para alunos, professores e funcionários.

RESULTADOS:

Na primeira fase do levantamento de dados a principal conclusão que chegamos foi a de que o edifício havia sofrido poucas modificações com relação ao projeto original.

O Levantamento de Instalações Elétricas e de Equipamentos Eletrônicos nos mostrou as condições precárias na qual a Escola funciona. Com relação ao sistema de iluminação concluímos que este está sendo sub-utilizado: uma grande parte das lâmpadas está queimada ou faltando, o que causa um grande desconforto para os alunos. Já os equipamentos estão muito velhos e são pouco eficientes, o que aumenta o consumo energético da Escola. O cálculo do consumo desagregado tinha como objetivo traçar um perfil do consumo energético da edificação. No caso da Escola a maior faixa de consumo é de iluminação, variando de 52 a 61% em função do bloco da edificação analisado, o que era previsível considerando que a escola não possui um grande número de equipamentos. Com estes resultados será possível propor modificações que melhorem efetivamente o consumo energético desta.

A próxima fase foi de desenvolvimento, pré-teste, aplicação e avaliação dos questionários de APO que foram aplicados em toda população da Escola abragendo a noções de Conforto Ambiental e Eficiência Energética. Com relação a estes, foram encontradas dificuldades em definir a tipologia do questionário e a necessidade de definir uma a idade mínima para os alunos o responderem. Devido a um atraso nesta fase não foi possível aplicar os questionários até o término da bolsa, pois os alunos entraram de férias.

CONCLUSÕES:

Os resultados esperados no inicio da pesquisa eram obter uma maneira simples mas eficiente de se realizar levantamentos APO em edificações escolares. Na etapa de levantamento de dados, esse objetivo foi alcançado. Os dados obtidos nesta etapa foram suficientes para que seja possível traçar o perfil do consumo energético da edificação.

O cálculo do consumo desagregado foi a ferramenta mais importante para que este perfil pudesse ser obtido, pois as informações serão essenciais para que modificações no projeto possam ser propostas.

Dentro desta fase de levantamento de dados, o levantamento das instalações elétricas e dos equipamentos eletrônicos foi a que nos forneceu mais dados sobre o perfil do consumo energético da Escola. Isso porque foi necessário entrevistar os usuários sobre a utilização de energia elétrica na edificação. Com estas entrevistas foi possível obter mais informações sobre a edificação como um todo e foi possível desenvolver um olhar mais crítico sobre a edificação, inclusive direcionando algumas questões do questionário.

Com relação aos questionários acredito serem essenciais para a avaliação pós-ocupação, pois sensibilizam os usuários das condições ambientais e esclarecem questões para os pesquisadores.

A avaliação pós-ocupação é uma ferramenta importante na busca de uma arquitetura mais consciente e responsável. Essa pesquisa, assim como outras, estão ampliando a sua utilização e disseminando o seu uso.

Instituição de fomento: Centrais Elétricas de Minas Gerais
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Avaliação Pós-Ocupação; Eficiência Energética; Edificações Escolares.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006