IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva

FLUOROSE DENTÁRIA EM ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MARINGÁ – PR

Vanessa De Marchi 1
Marcio Jose Ramos 1
Raquel Sano Suga Terada 1
(1. Universidade Estadual de Marngá/UEM - Departamento de Odontologia/DOD)
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de fluorose dentária em escolares da rede estadual de ensino do município de Maringá/PR.
METODOLOGIA:
A amostra foi constituída por 313 crianças com 12 anos de idade, de ambos os gêneros, escolhidas aleatoriamente dentre as 30 escolas estaduais do município. Após receber o consentimento dos pais ou responsáveis pelas crianças para participar da pesquisa, as faces vestibulares dos incisivos centrais superiores foram examinadas mediante remoção mecânica do biofilme dental e secagem dos dentes com auxilio de uma gaze friccionada contra a superfície dentária durante um minuto e meio. Para classificar os diferentes graus de fluorose, utilizou–se o índice de Dean. Solicitou-se que os pais ou responsáveis preenchessem um questionário com dados relativos a criança. O exame foi realizado nas dependências das escolas, sob iluminação natural indireta, por uma examinadora.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos demonstraram que do total de crianças examinadas, 43 (13,5%) apresentavam fluorose, sendo que 81,5% apresentavam flurose muito leve, visível apenas após a secagem dos dentes. 18,5% apresentavam fluorose leve.
CONCLUSÕES:

A prevalência e a severidade da fluorose dentária nos escolares da rede estadual de ensino de Maringá/PR foram baixas, não justificando medidas urgentes de saúde pública.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Fluorose; Fluoreto; Escolares.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006