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B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
APLICAÇÃO DO MÉTODO TRM NA ESTRUTURAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NOVOS PRODUTOS EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR DE INTERNET MÓVEL
Jonathan Simões Freitas 1
Lin Chih Cheng 1
Lucas Maia Alves de Lima 1
Márcio Barbosa Guimarães Cota Júnior 1
Philemon Mattos Neto 1
Pedro Henrique Ferreira Drummond 1
(1. Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG)
INTRODUÇÃO:

O método Mapeamento Tecnológico, ou Technology Roadmapping (TRM), foi desenvolvido objetivando, primordialmente, estruturar os processos de gestão do desenvolvimento de novos produtos, a nível estratégico. Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nestes processos é a falta de alinhamento do trinômio Tecnologia, Produto e Mercado (TPM) ao longo do tempo. O TRM foi, portanto, concebido para auxiliar no mapeamento das soluções tecnológicas necessárias para o desenvolvimento dos produtos que serão requeridos pelo mercado ao longo de um horizonte de tempo futuro. Criado no final da década de 80’, mas ainda pouco difundido no Brasil, tanto no meio científico quanto no empresarial, o método tem sido amplamente estudado e aplicado em importantes universidades e corporações do exterior. O artigo relata o Estado-da-Arte do TRM, a partir de uma revisão bibliográfica a nível mundial, e descreve uma aplicação do método em uma empresa brasileira do setor de Internet Móvel, no qual, por se tratar de um ambiente altamente dinâmico e inovador, a estruturação do planejamento estratégico de novos produtos torna-se determinante para a sobrevivência da empresa. Portanto, o objetivo do artigo é o de incorporar o método TRM ao ambiente científico nacional, difundindo sua aplicação, a fim de auxiliar no desenvolvimento tecnológico e na inovação do setor produtivo brasileiro.

METODOLOGIA:

Para realização da pesquisa, foi adotada a estratégia metodológica de Pesquisa-Ação (PA), uma vez que a problemática pesquisada mostrava-se complexa e pouco explorada, demandando uma forte interação dos pesquisadores com o objeto de pesquisa. Sendo assim, a PA, com sua característica não-positivista, visando à resolução e/ou elucidação de um problema real particular a partir da intervenção colaborativa com os atores da organização, mostrou-se a metodologia mais adequada. Houve uma prévia capacitação da equipe da empresa, por intermédio da ministração de um curso sobre o método TRM e, depois, durante onze meses, houve interação direta entre a equipe de seis pesquisadores e os diretores e gerentes da empresa, a partir de reuniões quinzenais de acompanhamento do projeto e de troca constante de informação, para validação das ações e refinamento do escopo do trabalho. Durante todo esse período, houve, portanto, um processo cíclico de diagnóstico do problema, planejamento da ação, intervenção, avaliação dos resultados e consolidação do aprendizado, sendo esse processo intermediado, basicamente, por instrumentos de coleta, análise e síntese de informações.

RESULTADOS:

O primeiro resultado, advindo da etapa de diagnóstico, foi o mapeamento da Cadeia de Valor do setor de Internet Móvel. Neste, foram identificadas as principais atividades realizadas desde a produção de conteúdo até sua distribuição em formato digital para usuários de celulares, explicitando os principais atores envolvidos, o fluxo geral do processo produtivo e o fluxo de receita por toda a Cadeia. Após este mapeamento, foram realizadas quatro intervenções. Na primeira, foi elaborado um mapa para o principal produto da empresa: toque musical. Foram identificados os direcionadores do mercado e do negócio, as dimensões de desempenho do produto e as principais tecnologias que lhe dão suporte, permitindo a visualização das próximas gerações desta família de produtos. Na segunda intervenção, foram identificados os produtos derivativos do toque musical, a partir da tecnologia existente, resultando em uma especiação dos toques musicais, a fim de ampliar o conjunto de produtos da empresa. Na terceira, foram identificados os produtos a serem ofertados pela empresa para cada ator da Cadeia com o qual ela se relaciona e a estratégia de oferta a ser adotada. Na quarta e última intervenção, foi elaborada uma estrutura de análise do alinhamento estratégico das metas do negócio com os projetos de desenvolvimento de produtos. Desta pesquisa, já foram publicados uma dissertação de mestrado, dois artigos apresentados em congressos nacionais e um relatório técnico.

CONCLUSÕES:

A pesquisa cumpriu seu objetivo uma vez que seus resultados auxiliaram a empresa na estruturação de seu planejamento estratégico de novos produtos, por intermédio (i) da identificação e caracterização de gerações futuras de produtos; (ii) do estabelecimento de um procedimento de mapeamento tecnológico apropriado para a organização; (iii) da construção de uma estrutura inter-funcional de planejamento, envolvendo atores de diferentes áreas da empresa; e (iv) da iniciação de processos estratégicos criteriosos de avaliação do tipo adquirir ou fabricar internamente e de gestão do conjunto de produtos. Houve ainda a contratação de dois dos pesquisadores e a renovação da parceria com a universidade. Quanto ao método, destacam-se como contribuições da pesquisa: (a) o pioneirismo nacional na sua aplicação no setor de Internet Móvel; (b) a adaptação do modelo tradicional do TRM para o contexto de uma média empresa brasileira de base tecnológica; (c) a evolução do entendimento de sua lógica, permitindo a ampliação de sua aplicação para unidades de análise mais complexas; e (d) a identificação de lacunas no conhecimento do método, principalmente no que se refere à sua aplicação em outros setores e à identificação de técnicas que lhe dêem suporte. Acredita-se, porém, que futuros trabalhos de pesquisa poderão, gradativamente, preencher essas lacunas, contribuindo para a difusão e consolidação do método no Brasil, tanto no ambiente acadêmico quanto no empresarial.

Instituição de fomento: Setor Privado - Empresa TakeNET
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: TRM; Internet Móvel; Planejamento Estratégico de Novos Produtos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006