IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
Memória de Imagens e Imagens da Memória
Rodrigo Muniz Ferreira Nogueira  1
Janete Ruiz de Macêdo 1
(1. Universidade Estadual de Santa Cruz )
INTRODUÇÃO:

A cidade de Itabuna foi por muito tempo considerada o centro comercial da região sul da Bahia. A Avenida do Cinqüentenário, principal artéria urbana da cidade, é um dos mais antigos logradouros e, através dos seus usos e representações ao decorrer da sua história é possível caracterizá-la como patrimônio histórico-cultural da cidade. No seu curto processo histórico de formação e desenvolvimento, o que se preservou foi sua característica comercial, ficando seus testemunhos arquitetônicos cada vez mais escassos, resistindo aos poderes do tempo e de novos agentes transformadores. O trabalho busca resgatar fragmentos de memórias para recriar o contexto das diferentes épocas pelas quais a avenida perpassou, mostrando, através dos vestígios, sua importância patrimonial, histórica e cultural para a cidade e, em contrapartida, para a região cacaueira.

METODOLOGIA:

Primeiramente foi desenvolvido um estudo teórico indicado pela orientadora, visando  o conhecimento da própria avenida e de aspectos inerentes à pesquisa, como temas sobre o patrimônio e história oral. Em seguida, foram realizadas pesquisas nos periódicos locais, Prefeitura Municipal e Arquivo Público Municipal, buscando informações oficiais diversificadas que embasassem o direcionamento da pesquisa. Num outro momento, foram feitas fotografias dos pontos considerados de maior valor histórico e realizadas entrevistas com antigos comerciantes e que mantêm até hoje suas atividades na avenida. Foi com estas duas linhas de pesquisa: oficial e empírica, que foi possível descrever o processo evolutivo do logradouro e compilar os fragmentos do passado para torna-los úteis como fonte para outras pesquisas.     

RESULTADOS:
A partir dos dados obtidos na pesquisa pode-se constatar a importância patrimonial e histórica da Avenida Cinqüentenário para a manutenção da memória regional. Como parte do projeto, foi realizado o artigo Memória de Imagens e Imagens da Memória, e realizado um site, buscando promover um maior conhecimento acerca da importância patrimonial não só da Avenida Cinqüentenário, mas também dos outros bens móveis e imóveis considerados de valor histórico, presentes em diversos trabalhos realizados desde seu início, em 1997. No site o internauta terá uma apresentação do Projeto do Levantamento do Patrimônio Histórico-Cultural das Áreas de Inserção da UESC, além de fotos e dois artigos acerca do subprojeto Memória e Lugar: Fragmentos do Passado, que servirão como fonte para uma melhor compreensão da temática patrimonial e dos trabalhos desenvolvidos em níveis locais e regionais, podendo despertar o interesse dos órgãos públicos a desenvolverem políticas de preservação. Se valendo das técnicas da História Oral, foram realizadas entrevistas com três antigos comerciantes, que descrevem  diferentes épocas, confirmando a importância histórica da avenida. As entrevistas, devidamente transcritas, foram utilizadas como fonte na realização o artigo. Todos os materiais impresso, fotográfico e magnético coletados  farão  parte do acervo iconográfico e audiovisual do Centro de Documentação e Memória Regional da UESC.
CONCLUSÕES:
Através da pesquisa, embasada na história da cidade, nas memórias individuais, nos testemunhos arquitetônicos e nos mais diversos documentos oficiais e hemerográficos, foi possível unir todos estes fragmentos informacionais e uni-los num ponto de convergência: a compreensão da história regional através do patrimônio histórico-cultural. O enriquecimento cultural por parte dos estudiosos da área e até mesmo dos leigos no assunto e também uma produção científica da temática no âmbito regional, são produtos finais do projeto “Memória e Lugar: Fragmentos do Passado – Rua da Lama/Av. Cinqüentenário (1908-1970). Este, que através da divulgação da importância de preservação, poderá se constituir num poderoso instrumento para criação de políticas de preservações futuras.
Instituição de fomento: PROIIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Memória ; Patrimônio Histórico ; Avenida Cinqüentenário.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006