IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
CARACTERIZAÇÃO DA AÇÃO DE Salmonella anatum SOBRE AMOSTRAS DE AÇO-CARBONO EM MEIO SULFATO
Tadeu Rocha Pontes Filho 1
Rui Carlos Barros da Silva 2
(1. Estudante do curso de Biologia pela Universidade Estadual do Ceará/UECE; 2. Prof. Dr. do curso de Química pela Universidade Estadual do Ceará/UECE)
INTRODUÇÃO:
A corrosão de metais é um processo eletroquímico que pode ser bastante influenciado pela presença de microorganismos, sejam eles bactérias fungos ou vírus. Isto ocorre pela alteração significativa da interface metal/eletrólito, ocasionada pela proliferação microbiana sobre a superfície metálica, ou pela reação direta da superfície metálica com resíduos do metabolismo microbiano. Ambos os eventos descritos, acabam por acentuar o processo corrosivo. Este trabalho tem como objetivo: avaliar a ação da bactéria Salmonella anatum sobre a corrosão do aço-carbono em um ambiente de laboratório, elaborado para assemelhar-se àquele encontrado no litoral nordestino.
METODOLOGIA:
Nas análises foram realizados ensaios de imersão das amostras de aço-carbono em um meio contendo sulfato, com o fim de simular ambientes costeiros típicos e avaliar a influência da bactéria Salmonella anatum na corrosão do metal aço-carbono sob essas condições. Com esta finalidade recorreram-se às técnicas de Microscopia de Força Atômica (MFA), para a avaliação do biofilme formado sobre a superfície metálica; Microscopia Eletrônica de Varredura(MEV), e de análise de energia dispersiva de raios-X(EDX), com o intuito de observar a topografia da superfície das amostras de aço-carbono após a retirada do biofilme e realizar uma análise dos depósitos agregados às amostras; medidas de pH para avaliar as interações entre os metabólitos bacterianos e o eletrólito sulfato utilizado; espectrofotometria de absorção atômica, para avaliação da velocidade do processo corrosivo, realizado pela medição da concentração de íons ferro liberados pela amostra no meio sulfato; análise eletroforética em gel de acrilamida(SDS-PAGE) do eletrólito, após os ensaios de imersão, para separar os diferentes produtos protéicos liberados pela bactéria durante os ensaios de imersão e assim permitir o acompanhamento das alterações no seu metabolismo.
RESULTADOS:
Após os ensaios de imersão era evidente a presença de produtos insolúveis não aderentes sobre as amostras de aço. As micrografias da superfície das amostras de aço-carbono revelaram a presença de pites de tamanhos irregulares, que se mostraram crescentes em quantidade e profundidade no decorrer do tempo, as análises em MAF mostraram uma camada de depósito biológico uniforme, porém, não-homogênea, recobrindo a superfície das amostras. As medidas de pH mostraram uma acidificação do meio que se alterou de 7,3 no início das análises para 5,5 ao final dos 21 dias. A velocidade do processo corrosivo, medida pela espectrofotometria de absorção atômica, mostrou um acentuado aumento da liberação de íons ferro, em presença da bactéria Salmonella anatum. As análises por EDX mostraram um crescente depósito de oxigênio e fósforo sobre a superfície das amostras de aço-carbono, enquanto houve um decréscimo da concentração de ferro, havendo discreto aumento da concentração de nitrogênio, sobre as mesmas. As análises eletroforéticas mostraram uma crescente produção de proteínas de diversas massas moleculares diferentes, associadas ao metabolismo bacteriano e à proliferação bacteriana no meio.
CONCLUSÕES:
As análises evidenciaram que a bactéria Salmonella anatum é um microorganismo de grande importância para a corrosão do aço-carbono, pois em sua presença o processo corrosivo ocorreu de maneira mais acentuada. O contato da bactéria com o metal mostrou-se um importante fator, evidenciado pelos pites, processo corrosivos localizados, que se mostraram distribuídos sobre toda a superfície metálica. Além de uma grande influência da presença de seu metabólitos, ocasionando uma acidificação do meio, favorecendo a formação de óxidos de ferro, fato comprovado pelas análises em EDX.
Instituição de fomento: Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa - FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Biocorrosão; MIC; Aço-carbono.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006