IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes

ESPAÇO PARTICIPATIVO CORPOS INFORMÁTICOS

Francisco Rah 1
Maria Beatriz de Medeiros 1
(1. Universidade de Brasília- UnB/ IdA/Vis)
INTRODUÇÃO:

O projeto "Espaço Participativo Corpos Informáticos" representa minha pesquisa individual, enquadrada na temática do grupo de pesquisa em arte e tecnologia "Corpos Informáticos", possuindo ainda uma inter-relação com os demais trabalhos do grupo: vídeo-arte, web-art, instalações multimídia, performance e telepresença. Esta inter-relação se estabelece desde as questões teóricas até os trabalhos realizados pelo grupo. O Espaço Participativo Corpos consiste em pesquisar um sistema de Web site dinâmico vinculado a um banco de dados, que permita o acesso e o armazenamento de informações em um chat, possibilitando o diálogo e a troca de arquivos entre os usuários em tempo quase real. O sistema poderá armazenar os trabalhos já realizados pelo grupo e também de outros artistas. Uma vez que está comunicação pode ocorrer, o Espaço Participativo Corpos Informáticos concretiza-se como um meio de discussão, produção e desenvolvimento de arte. A pesquisa abre portas para uma proposta atual e diretamente envolvida com os demais trabalhos do grupo.

METODOLOGIA:

Pesquisar os processos tecnológicos envolvendo as recentes inovações no campo da Internet, a fim de utilizar estes meios tecnológicos para efetuar um trabalho de arte, efetivando reflexões em estética, filosofia e aplicações no campo da arte.

Método de Projeto - Nesta fase se dará o desenvolvimento da idéia e da estrutura do projeto. Planejamento da interface e a programação em PHP, funções e aplicativos de MySQL.

Método Experimental - Este método foi utilizado para efetivar experimentos de programação utilizando os recursos disponíveis, buscando a exploração de forma criativa, visando um resultado funcional e fundamentado em teorias da arte.

Método das Associações - utilizando similaridade e contigüidade; eixos de estruturação de pensamento/ linguagem. Este método foi empregado para chegar a conclusões e desenvolver o material já concebido.

Método dos Limites - explorar leis, normas e regras de um projeto, reconhecendo suas limitações para partir de uma base para a criação. Este método está vinculado ao método de projeto e aos demais atuando como um mecanismo de delimitar uma área desenvolvimento da pesquisa, a fim de obter um direcionamento e atingir os melhores resultados.

RESULTADOS:

A pesquisa realizada utilizou dos seguinte meios tecnológicos: um servidor Apache com um sistema PHP conectado a um banco de dados MySQL , o que possibilitou desenvolver um site que contém um chat(sala de bate papo) e permite o acesso, o armazenamento e a troca de informações entre artistas e o Corpos Informáticos. O sistema foi testado e obteve resultados satisfatórios. As informações sobre as atuais implementações desta pesquisa podem ser obtidas em www.corpos.org. no link espaço_participativo.

CONCLUSÕES:

Sendo parte do objetivo deste projeto propiciar a troca e o armazenamento de imagens, textos, trabalhos de arte de diferentes artistas. A pesquisa resultou no levantamento das aplicações necessárias para realizar o projeto. A melhor opção segundo nossos levantamentos, foi o PHP TiKiWiKi, código que permite que diversas pessoas participem da elaboração e modificação de uma mesma página Web, qualquer pessoa, independente de conhecimentos de informática, pode publicar seus artigos, adicionar comentários ou até mesmo divulgar fotos para ilustrar o tema. Analisando as possibilidades de exploração deste sistema no campo da arte, podemos concluir que tal ferramenta permite o desenvolvimento de trabalhos de arte colaborativa e interativa na Internet, possibilidades como performances, pintura digital, interatividade, poesias que podem ser retocadas e complementadas todos os dias por qualquer artista que entre no site, obras de arte construídas e transformadas coletivamente, gerando uma estética que é híbrida, continua, fluída, objeto de arte que está sujeito a mudanças dia a dia. Espaço participativo onde a obra pode vir a estar sempre em transformação, como um pintura digital em que a cada dia um artista de alguma parte do mundo pode participar de sua realização.

Instituição de fomento: Universidade de Brasília - UnB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Internet; arte ; participativa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006