IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: A ESCOLARIZAÇÃO DO TRABALHADOR EM ALGUMAS EMPRESAS DE MACEIÓ/AL.

Lílian da Silva Xavier 1
Maria Edna de Lima Bertoldo 1
(1. Universidade Federal de Alagoas)
INTRODUÇÃO:
 Essa pesquisa  objetivou analisar a relação entre trabalho e educação em algumas empresas em Maceió, investigando quais os princípios teóricos que norteiam as políticas educacionais e suas conseqüências nas concepções de trabalho e educação, em especial a proposta metodológica do SESI – Serviço Social da Indústria, através do programa “SESI Educação do Trabalhador”.
METODOLOGIA:
Para tanto foram coletados junto ao SESI/Maceió documentos voltados para a escolarização do trabalhador, além de realização de trabalho de campo para conhecer a estrutura e os objetivos das empresas investigadas e a realização de observações em salas de aulas mantidas pelas respectivas empresas.
RESULTADOS:
O SESI/Maceió possui uma proposta pedagógica que consiste em qualificar o trabalhador para atender as demandas do processo produtivo, a partir de uma formação polivalente que possibilite a sua inserção no mercado de trabalho e sua inserção social.
CONCLUSÕES:

Concluiu-se que a educação voltada para os trabalhadores, naquelas empresas investigadas, não tem conseguido superar a fragmentação na formação deles, apresentando-se distante de uma real formação técnico-científica e humana a qual, teoricamente, se propõe realizar. Ao mesmo tempo, essa formação recebida pelos trabalhadores não possibilita a ascensão funcional, o aumento de salário e, fundamentalmente, não tem contribuído para mudar a sua condição de ser trabalhador, força humana de trabalho explorada.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/PROPEP/UFAL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: trabalho; educação; escolarização do trabalhador.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006