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G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura

UM ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO ASSENTAMENTO RURAL MARCOS FREIRE: NUMA PERSPECTIVA SÓCIO HISTÓRICA.

Marineize neto Pleutim 1
Maria Neuza Gonçalves Gomes de Souza 1
(1. Universidade Federal do Mato Grosso do sul)
INTRODUÇÃO:

Ao partir das diferenças políticas econômicas e culturais presentes no Brasil, detecta-se a necessidade se realizar estudos historiográficos da maneira que foi construída e desenvolvida a política educacional, constituindo na mentalidade da administração política – administrativa  e da população, pré-conceitos que rotulam a educação urbana como superior á educação rural. Portanto a alternativa encontrada para ‘superar esta problemática’ foi a criação de um currículo homogeneizado que contribui  no fortalecimento da identidade nacional, escondendo as desigualdades da sociedade brasileira. Assim o objeto de estudo dessa pesquisa, é a escola rural Marcos Freire localizada no assentamento rural Marcos freire, nas proximidades do município de dois Irmãos do Buriti –MS , valorizando a realidade sócio- histórica que o aluno está inserido e da sua vivencia individual, para entender através de uma análise criteriosa as implicações da política educacional desta escola, detectando-se que a educação não deve aceitar o pluralismo cultural isoladamente, devendo inserir na estrutura curricular das escolas a valorização da vivencia cultural dos alunos, facilitando aprendizagem das disciplinas exigidas no currículo.

METODOLOGIA:

Através das implicações da política educacional representada no projeto político pedagógico  das escolas, esta pesquisa realizou a analise do percurso histórico que acompanhou a construção das constituições que permeiam a educacão brasileira, enfocando de 1988, a lei Darci Ribeiro LDB 1996, e os temas transversais 1997, foi realizada a pesquisa empírica na escola  Marcos Freire, utilizando: entrevista com  a direção, coordenação, professores, alunos e país, observação da arquitetura da escola, material de trabalho disponibilizado aos professores,  projeto político pedagógico, atividades políticas econômicas e culturais realizadas no município, como fontes documentais para alicerçar esta pesquisa.

RESULTADOS:

Obteve-se  neste trabalho o esclarecimento que os educadores ao utilizarem como instrumento de trabalho a  realidade sócio – histórica do aluno, facilita o trabalho entre a educação rural e urbana, sem distinção cultural, proporcionando uma aprendizagem de qualidade do aluno em qualquer disciplina, e na suas respectivas vidas .

CONCLUSÕES:

Ao realizar o estudo da implicação da política educacional da escola rural Marcos Freire percebeu-se que a educação brasileira mudará a partir do momento que os  políticos que exercem cargos no ministério da educação e da cultura, mudarem a sua mentalidade e transformarem a conduta profissional, cobrando rigorosamente dos estados, municípios, professores o conceito de cultura e nação. 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: História da Educação; educação rural; Curriculo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006