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A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química

ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA EAF-CODÓ/MA

Fábio Lustosa Souza 1
Francisco das Chagas Sousa Lima 1
(1. ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE CODÓ - MA/ EAF-CODÓ-MA)
INTRODUÇÃO:

A Química é, pois, uma das disciplinas integrantes do currículo escolar da educação básica, e que se insere na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, segundo as DCNEM do Ministério da Educação (MEC). O ensino-aprendizagem desta ciência tem sido objeto de constantes questionamentos no segmento discente da Escola Agrotécnica Federal de Codó – MA, mormente no que se refere às formas metodológicas de socialização deste conhecimento, e da aprendizagem por parte dos alunos. Ao ser considerada, por muitos, como uma dos entraves da trajetória escolar dos alunos matriculados nos diversos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio desta IFET, objetivou-se fazer uma análise que apontasse para a real situação de como se processa no âmbito escolar, com vistas a subsidiar a adoção de políticas públicas eficazes e de mecanismos didático-pedagógicos alternativos que possam contribuir para a otimização do processo.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada por intermédio da aplicação de Questionário de Investigação Científica, junto aos alunos da 2ª e 3ª Séries, dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio da EAF-CODÓ/MA. A técnica utilizada baseou-se na coleta e tratamento dos dados, por amostragem, considerando o universo global de 210 alunos matriculados e freqüentes. Após a coleta dos dados, procedeu-se à tabulação dos mesmos com vistas a inferir sobre a realidade contida neles.
RESULTADOS:
Após a coleta e análise dos dados obtivemos os seguintes resultados: (I) – A maioria dos alunos reconhece a importância da disciplina Química como elemento facilitador para a compreensão dos fenômenos que acontecem no dia-a-dia (80,37%); (II) – O entendimento do meio-ambiente por parte dos alunos é facilitados pelos ensinamentos de Química no cotidiano escolar (75%); (III) – Há uma necessidade premente de investimentos institucionais para facilitar a interação teoria-prática da disciplina (68,4%); (IV) – A existência de um laboratório para a realização de aulas práticas é um fator preponderante para a construção do conhecimento químico (86,7%); (V) – A socialização dos conhecimentos de Química aos alunos necessita da adoção de estratégias de ensino mais diversificadas (73,4%); (VI) – Há o reconhecimento da perfeita interação didática do docente para com a Turma/Série no que tange ao processo de ensino (86,7%); (VII) – O objetivo maior na aprendizagem de Química é a preparação para o Vestibular ao concluir os estudos (80%); (VIII) – Os ensinamentos da Química contribuem para a formação do aluno-cidadão e sua melhor inserção na sociedade em que vive (60%).
CONCLUSÕES:
O ensino da disciplina Química, que é praticado nos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio da EAF CODÓ/MA, é um dos fatores que contribuem para a compreensão dos fenômenos que acontecem no cotidiano da vida dos alunos, mormente no que tange à sua interação com o meio-ambiente em que vivem. Por outro lado, a carência institucional de um laboratório de Ciências da Natureza, que dê ênfase ao tratamento teórico-prático, é um elemento dificultador do processo de assimilação dos conteúdos escolares, somado, ainda, à necessidade de diversificação de estratégias metodológicas de transmissão desses conteúdos.  Em que pese esta questão, é de reconhecimento público por parte dos alunos, a forma positiva como se dá essa socialização (Turma/Série) do conhecimento químico pelos docentes da referida IFET. O acesso ao ensino superior, via processo vestibular, ainda é um dos maiores objetivos perseguidos pelos alunos no trato da aprendizagem desta ciência.
Instituição de fomento: EAF CODÓ-MA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Química; Ensino-Aprendizagem; Alunos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006