IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
POTENCIAL AGRONÔMICO DE 24 VARIEDADES CRIOULAS MELHORADAS PARA SISTEMAS DE AGRICULTURA FAMILIAR
Paulo Robson Kaplum  1
Josué Maldonado Ferreira  2
Rosângela Pinto Moreira 2
Raquel Reis de Oliveira Barboza 2
Jacqueline Enéquio de Souza 1
Vanessa Kostetzer 2
(1. Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Londrina / CCA-UEL; 2. Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina / CCB-UEL)
INTRODUÇÃO:
A maioria dos agricultores familiares da Região Sul vive em pequenas propriedades e devido a falta de recursos, geralmente, não tem acesso a insumos como sementes híbridas, fertilizantes e defensivos químicos, utilizando sistemas alternativos de cultivo e sementes de milho crioulo. Os objetivos deste trabalho foram: Avaliar o potencial agronômico e determinar quais as variedades melhoradas de milho crioulo representam uma melhor alternativa para cultivo sob sistemas rústicos de cultivo; permitir aos agricultores participantes do programa de melhoramento participativo comparar o desempenho de suas variedades; e identificar novas fontes de germoplasma para o melhoramento genético.
METODOLOGIA:
Foram avaliadas 24 populações crioulas, melhoradas através de sucessivos ciclos de seleção em sistemas de agricultura familiar, e 3 testemunhas comerciais (BR106, AGN2012 e AS1545), utilizando o delineamento em blocos completos casualizados, com quatro repetições e parcelas de fileiras quádruplas em cinco municípios na região Centro Sul do Paraná (Palmeira, São Mateus do Sul, Cruz Machado e Fernandes Pinheiro) e Norte de Santa Catarina (Irineópolis). Os experimentos foram conduzidos por agricultores familiares segundo as tradições de cultivo de cada comunidade, sem a utilização de insumos químicos.
RESULTADOS:
As análises individuais e conjuntas permitiram verificar alta variabilidade entre os tratamentos, que os locais avaliados são realmente contrastantes, e também a existência de interação entre Tratamentos x Locais.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que há variedades melhoradas de milho crioulo de desempenho produtivo equivalente aos materiais comerciais e de grande potencial para o melhoramento genético. As populações mais recomendadas para a região são: POP04, POP09, POP18, POP24, POP05 e POP13, com comportamento produtivo mais constante e de bons índices para as demais características agronômicas avaliadas. Algumas populações são indicadas para cultivo em locais específicos: POP16 em Irineópolis e Cruz Machado, POP10 em Palmeira, POP15 em São Mateus do Sul e POP25 em Fernandes Pinheiro.
Instituição de fomento: IC/UEL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Variedades crioulas; Interação genótipo x ambiente; Competição.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006