IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O ENSINO NORMAL RURAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CEARÁ
Mirelle Araújo da Silva 1
Isabel Maria Sabino de Farias 1
(1. Universidade Estadual do Ceará)
INTRODUÇÃO:

O trabalho apresenta pesquisa na área da história de formação de professores apresenta como tema à influência do pensamento pedagógico da Escola Nova na proposta de formação e organização da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte (Ceará) no período de 1934 a 1945. Esta instituição foi criada pelo Decreto-lei nº 1.281, em 10 de janeiro de 1934 e instalada no dia 13 de junho do mesmo ano, destacando-se na historiografia educacional como o primeiro estabelecimento de ensino voltado para a formação docente especializada para as escolas rurais no Brasil. Idealizado por Joaquim Moreira de Sousa (diretor – geral do ensino no Ceará), teve como primeiro diretor o Dr. Plácido Castelo que tinha como auxiliar Amália Xavier de Oliveira.  O objetivo da iniciativa, que se encontra em desenvolvimento no "Grupo de Pesquisa Política Educacional, Docência e Memória" da Universidade Estadual do Ceará, é analisar a influência do escolanovismo na formação dos professores ruralistas. Este questionamento baseia-se na idéia de que é sempre possível fazer um elo entre os acontecimentos do passado e os fatos de hoje. Como afirma Aranha (1996, p. 17), pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. Em seguida a autora acrescenta: é compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro".

METODOLOGIA:

Na busca de respostas para o problema de pesquisa anteriormente delineado, a investigação elegeu como método à pesquisa documental, procedimento rico em possibilidades na reconstrução da história. Esse tipo de pesquisa trabalha com fontes que ainda não receberam tratamento analítico e nem foram publicados. Conforme acrescentam Vieira e Matos (2001), são dados que ainda se encontram em seu estado original.A metodologia aplicada nessa pesquisa não está isenta de limitações. Uma questão recorrente é a dificuldade de acesso aos documentos, causada pela falta de conservação e organização da maioria dos acervos públicos. Outra questão é a fidedignidade que o pesquisador precisa ter, pois o documento apresenta o ponto de vista de quem o escreveu e isto deve ser levado em consideração no resultado da pesquisa.  Porém, como nos afirma GIL (1995, p.53) "convém lembrar que algumas pesquisas elaboradas a partir de documentos são importantes não porque respondem definitivamente a um problema, mas porque proporcionam melhor visão desse problema ou, então, hipóteses que conduzem à sua verificação por outros meios". Sendo assim, a pesquisa documental é uma face da história que deve ser compreendida em um contexto mais amplo. A investigação tomou como documentos duas fontes importantes na trajetória da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, quais sejam: o Jornal O Lavrador (1934-1945) e os Anais da Semana Ruralista (1935).

RESULTADOS:

Em termos práticos a pesquisa vem sendo desenvolvida em momentos distintos, mas intimamente ligados: estudos bibliográficos, inventário das fontes, digitalização, catalogação dos documentos e análise dos dados. Análise documental vem sendo apoiada por um intenso estudo bibliográfico sobre o tema, entre os quais merecem destaque as formulações de Vieira (2001), Gil (1995), Minayo (1997), Ludke e André (1986) nos aspectos relativos a metodologia; Saviani (1992), Gadotti (1993), Libâneo (1985) com os estudos acerca das tendências pedagógicas. A prática de inventariar fontes de pesquisa é por demais exigente, pois as dificuldades de acesso e a desorganização da maioria dos acervos públicos tornam esta tarefa um grande desafio aos pesquisadores. Um primeiro passo deste esforço consistiu na realização de um intenso trabalho de campo in loco, ou seja, no município de Juazeiro do Norte, contexto onde se encontra localizada a Escola Normal Rural. A etapa de digitalização dos documentos da pesquisa foi um processo lento e cuidadoso devido à fragilidade do material. Após a digitalização os documentos foram organizados em cd-rom proporcionando a sistematização dos dados, seguida pela impressão e catalogação com a elaboração de sumário. No caso do Jornal O Lavrador este sumário contemplou as principais informações do periódico: o ano de publicação, a data de edição, o número do jornal e a notícia principal.

CONCLUSÕES:

A leitura e análise dos documentos permitiram a definição de algumas categorias visando conhecer o ideário pedagógico que norteou a ação da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. São 6 as categorias até o momento delineadas: metodologia de ensino, profissão professor, conteúdos, pensamento pedagógico, relação professor-aluno e ideologia da Escola. A análise inicial dos dados tem sinalizado a proximidade do pensamento escolanovista e do ruralismo pedagógico como suporte teórico do fazer educativo da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. A pesquisa tem término previsto para julho de 2006, visa contribuir para a reconstrução da história da formação docente no Ceará.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: História da Educação; História da Formação Docente; Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006