IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 1. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO LABORATÓRIO DE FOTODOCUMENTAÇÃO SYLVIO DE VASCONCELLOS
Jacqueline Moterani Maia 1
Carla Viviane da Silva Angelo 2
Leonardo Barci Castriota 3
(1. Escola de Arquitetura / UFMG; 2. Escola de Ciência da Informação / UFMG; 3. Orientador do Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arte – ACR / UFMG)
INTRODUÇÃO:
O projeto, iniciado em 2002, objetiva o tratamento informacional de um dos mais importantes acervos fotográficos sobre a Arquitetura do Brasil visando a disponibilização de 25 mil imagens, via internet, para a comunidade acadêmica e o público em geral, além da preservação do suporte documental do acervo. Criado em 1954, o Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos inicialmente desenvolvia levantamentos fotográficos da arte e arquitetura de Minas Gerais para produção de materiais didáticos e de pesquisa para a comunidade acadêmica local. Ganhou diversos prêmios pelo desenvolvimento de técnicas inovadoras na área fotográfica, como o sistema FORMALC, o FOCO-MOBILE e o BRUM de MADDER. Constituído principalmente nas décadas de 50 à 70, este acervo, de aproximadamente 50 mil fotogramas, reflete a perspectiva historiográfica dos arquitetos modernistas que coordenavam o Laboratório, conjugando o registro da arquitetura colonial de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Nordeste brasileiro com o daquela arquitetura modernista que se realizava no período. Atualmente esse precioso acervo encontra-se acometido por um processo irreversível de deterioração, denominado “Síndrome do Vinagre”. Daí a importância desse processo de digitalização, identificação e socialização dessas imagens.
METODOLOGIA:
Numa iniciativa interdisciplinar, o projeto envolve pesquisadores da área de Arquitetura, no resgate de parte da história e descrição do conteúdo arquitetônico contido nas imagens; Ciência da Informação, no tratamento arquivístico, linguagem de indexação adotada e nas ferramentas de busca construídas; e Ciência da Computação, no desenvolvimento dos softwares para descrição das imagens digitais e o sistema de pesquisa do acervo, sendo utilizados os sistemas MySQL e PHP, ambos softwares livres. Para a indexação dessas imagens já está implementado o Sistema Gerenciador de Banco de Dados que alimentará o Sistema de Informação Multimídia para pesquisa do material via web, construído especialmente para esse acervo. As 25 mil imagens já digitalizadas vêm sendo indexadas seguindo os padrões arquivísticos internacionais denominados pelos instrumentos informacionais ISAAD-G e ISAAR-CPF (Norma Internacional Geral de Descrição Arquivística e Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias). Para a manutenção das características originais do acervo as informações são retiradas do Caderno de Registro das fotografias. Em consonância com as atividades, foram desenvolvidos o "Tesauro de Arquitetura e Urbanismo", para determinação dos termos para preenchimento do campo de descrição do conteúdo, e a "Lista de Logradouros", contendo os monumentos e suas informações como local, nomenclaturas antigas, entre outras informações adicionais.
RESULTADOS:
Numa abordagem inédita o projeto já realizou, com a parceria do Arquivo Público Mineiro, a digitalização de 25 mil negativos 35mm e 6x6cm nas resoluções TIFF (imagem mestra), JPEG (imagem derivada que será disponibilizada via web) e uma cópia em fita DLT. A necessidade de padronização de determinados campos descritores gerou a "Lista de Logradouros", que fornece as informações corretas sobre os monumentos nas imagens, e o "Tesauro de Arquitetura e Urbanismo", que oferece descritores técnicos visando facilitar a busca do consulente no Sistema de Pesquisa. Atualmente o projeto encontra-se em fase de descrição das imagens do acervo. A consciência do valor histórico desse acervo, não só pelo valor de seu conteúdo informacional, mas também pela preservação do seu suporte documental, vem gerando iniciativas para melhorar o acondicionamento físico dos negativos, levantando a necessidade de um novo local de acondicionamento com material e climatização adequados, além da classificação do acervo conforme seu estado de conservação e posterior separação da parte já contaminada pela “Síndrome do Vinagre”.
CONCLUSÕES:
O Projeto “Digitalização do Acervo do Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos” exercerá forte impacto sobre a pesquisa na área de teoria e história da arquitetura, oferecendo um rico material de estudo para a comunidade acadêmica e o público em geral. A identificação e socialização dessas imagens só reforçam o caráter didático do projeto, além de o projeto servir como exemplo a outras instituições que desejam elaborar a mesma estrutura arquivística para o tratamento e gerenciamento eletrônico de seus acervos.
Instituição de fomento: CNPq e FAPEMIG
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: História da arquitetura; Digitalização; Preservação de acervo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006