F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
|
REFLETINDO A CORPOREIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
Melina Felkl 1 |
Mara Rubia Antunes 1 |
|
(1. Universidade Federa de Santa Maria / UFSM) |
|
|
INTRODUÇÃO: |
O corpo é um dos temas mais discutidos no mundo contemporâneo, sendo um objeto de estudo cada vez mais freqüente no domínio das ciências sociais e humanas. Segundo Daólio (1995), no corpo estão inscritas todas as normas, regras e valores de uma sociedade específica, por ser ele o meio de contato primário do indivíduo com o ambiente que o cerca. A corporeidade é o que faz com que um corpo seja tal corpo e cad indivíduo possua uma capacidade própria. Falar do corpo ou da corporeidade, para Santin (1994), significa repensar o projeto antropológico construído desde os gregos, consagrado pelos teólogos medievais, confirmado pelos filósofos modernos e aceito pelos pensadores contemporâneos. A Educação Física é uma área de conhecimento diretamente relacionada com a corporeidade dos alunos, portanto ela deve considerar o educando como um ser que sente, que age e que pensa, explorando todas as suas potencialidades. |
|
METODOLOGIA: |
O objetivo deste trabalho é analisar como os professores de Educação Física trabalham a corporeidade dos alunos nas suas aulas. Os participantes são o professor de Educação Física e os alunos de uma 5ª série do ensino fundamental de uma escola municipal. Os instrumentos utilizados são as observações e os questionários. |
|
RESULTADOS: |
As aulas são centradas nos conteúdos e técnicas dos esportes, sem que haja uma reflexão sobre a construção da corporeidade dos alunos. |
|
CONCLUSÕES: |
Esperamos contribuir para a reflexão da práxis pedagógica, promovendo e observando a corporeidade dos alunos, abolindo todo e qualquer meio de reprodução e padronização de movimento, de discriminação, de alienação, possibilitando-os de participar na construção do conhecimento de si, de seus colegas e na descoberta como sujeitos de sua própria história. |
|
Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria
|
|
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave: Corpo; Educação Física; Educação. |
|
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |