IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

PERCEPÇÃO DO ALUNO EGRESSO SOBRE A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.

Alyane Audibert Silveira 1
Ana Maria Jung de Andrade 1
Marúcia Bardagi 1
Maria Célia Pacheco Lassance 1
Lisiane Bizarro 1
(1. Instituto de Psicologia/ UFRGS)
INTRODUÇÃO:
O egresso é uma importante fonte de informações sobre a qualidade da formação e demandas do mercado que poderão embasar discussões sobre a reforma curricular dos cursos de psicologia. O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de egressos do curso de Psicologia da UFRGS sobre sua formação e atuação profissional, além de identificar sugestões de mudanças curriculares.
METODOLOGIA:
Participaram 60 psicólogos formados entre 1997 e 2004, que responderam a um questionário semi-estruturado enviado por e-mail ou correio. Os instrumentos foram codificados, preservando a identidade dos participantes e as respostas foram submetidas à análise de conteúdo.
RESULTADOS:
Do total, 93% exercem a profissão e muitos se sentiam preparados para atuar (47%) ao final do curso; 95% buscaram formação complementar. Muitos egressos consideraram que o curso privilegia algumas áreas, e as mais citadas foram psicologia clínica (56%) e pesquisa (17%), enquanto psicologia organizacional é a menos privilegiada (27%). Os estágios (28%), a qualidade do curso (28%) e o convívio com colegas e professores (23%) foram os aspectos positivos mais citados. O período mais difícil do curso foi o intermediário (75%), devido ao aumento da carga horária e o início dos estágios. As mudanças sugeridas para o curso foram alterações na estrutura (21%), aprofundamento ou mudança em disciplinas existentes (20%) e maior diversidade teórica (20%).
CONCLUSÕES:

Em geral, os egressos relatam satisfação com a formação recebida e apresentam boa inserção no mercado. É importante considerar os aspectos positivos do curso no processo de reforma curricular, mas levar em conta as sugestões de mudança, uma vez que a percepção de necessidades de diversificação teórica e flexibilização do currículo vem ao encontro das novas diretrizes para os cursos de psicologia.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: psicologia; formação; egressos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006