IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Aline Vicente Kunst 1
Nina Simone Vilaverde Moura Fujimoto 1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Departamento de Geografia)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho refere-se ao estudo do Uso e Ocupação do Solo no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, pertencente ao Projeto Instituto do Milênio – Uso e Apropriação dos Recursos Costeiros. A pesquisa compreende uma ampla análise dos municípios pertencentes ao Litoral Norte, identificando os principais processos e agentes envolvidos no contexto da região.

METODOLOGIA:

Nessa análise foram utilizados dados secundários coletados junto aos órgãos oficiais, referentes ao processo emancipatório ocorrido, à população e sua dinâmica, à infra-estrutura, aos tipos de atividades econômicas realizadas e dados relativos à qualidade de vida nos municípios da região. A metodologia inclui também levantamento de campo; entrevistas realizadas com representantes das prefeituras; observação in loco das derivações ambientais por categorias de municípios; e registro fotográfico dos pontos mais significativos, por municípios visitados, caracterizando o meio físico e as políticas institucionais presentes na região.

RESULTADOS:

A regionalização adotada em nossa pesquisa compreende quatro grupos de municípios classificados em: urbanos permanentes, urbanos de segunda residência, urbanos agroindustriais e municípios rurais. Como resultado verificam-se significativas transformações na paisagem do Litoral Norte: a) nos municípios de perfil urbano permanente e de segunda residência destaca-se a valorização dos ambientes lagunares e da própria orla por empreendimentos imobiliários e de lazer; forte segregação sócio-espacial com ocupações espontâneas próximas às áreas de preservação; problemas decorrentes do adensamento da população sazonal; b) nos municípios de perfil urbano agroindustrial e de perfil rural destaca-se a poluição dos recursos hídricos e a contaminação dos solos por uso de agrotóxicos nas atividades agrícolas.

CONCLUSÕES:
Em síntese, pode-se afirmar que as derivações ambientais refletem as diferentes formas de uso e ocupação do solo na região. É de grande importância a conscientização da população e do poder público no que se refere às conseqüências das formas de uso e ocupação do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Instituição de fomento: Projeto Instituto do Milênio/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Litoral Norte; Uso e ocupação do Solo; Derivações Ambientais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006