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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

LINGUA INGLESA: ANALISE DOS CONTEXTOS QUE ENVOLVEM SEU ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PUBLICAS.

Roberta Ferreira Chaves Costa  1
Alice Cunha de Freitas  1
(1. Instituto de Letras e Lingüística / ILEEL)
INTRODUÇÃO:

No mundo atual, cada vez mais globalizado, acredita-se, de modo geral, que seja extremamente importante saber usar adequadamente, e com sucesso, uma língua estrangeira. Assim, cada vez mais, torna - se importante o ensino de língua inglesa, adotada como língua universal, visto o grande poder hegemônico exercido, principalmente, pelos Estados Unidos no mundo. A proposta desta pesquisa é identificar formas de se compreender melhor o contexto do Ensino de língua inglesa em algumas escolas da rede regular de ensino de Uberlândia e Ituiutaba. A partir do conhecimento detalhado do contexto mencionado, acreditamos ser possível retomar algumas questões, incluindo questões de ordem ética e política que, até o momento, parecem ainda pendentes. Os objetivos desta pesquisa são investigar quais são as ideologias e representações que permeiam o ensino de língua inglesa; investigar como se dá a relação aluno e professor, e que métodos são utilizados no ensino da língua. Pretendemos também investigar qual a qualificação dos professores, e em que medida essa qualificação (ou falta dela) exerce alguma influência no nível de motivação dos alunos. Finalmente, pretendemos descobrir até que ponto os fatores acima mencionados interferem no processo de identificação dos alunos com a referida língua.

METODOLOGIA:

A pesquisa iniciou-se com a leitura de textos pertencentes à área. Seqüencialmente às leituras, foram feitas discussões dos textos, em grupo, coordenadas pela minha orientadora Dr.ª Alice Cunha de Freitas. Feitas as discussões, formulamos dois tipos de questionários, um para os alunos responderem e outro para os professores. Esses questionários foram revisados, e comportavam em média cinco perguntas. Também, foram confeccionadas perguntas para a realização de possíveis entrevistas com alunos, professores e orientadores. Após a confecção do material, foram selecionadas, aleatoriamente, as escolas públicas para a realização da pesquisa. Iniciei com a aplicação dos questionários, seqüencialmente comecei a assistir as aulas e a fazer as notas de campo. Durante o tempo de realização da pesquisa nas escolas, realizei entrevistas com alguns alunos, os professores e orientadores pedagógicos. Após as coletas de dados nas instituições, realizei as comparações. Primeiramente, equiparei duas turmas da mesma escola. Em seguida, equiparei as escolas situadas na mesma cidade. Enfim, equiparei as escolas pertencentes a Uberlândia com as escolas pertencentes a Ituiutaba

RESULTADOS:

As quatro escolas analisadas são divergentes em diversos pontos. As escolas pesquisadas na cidade de Uberlândia(escolas a e b) possuem maiores divergências entre si, mesmo situando-se próximas uma da outra, mesmo sendo consideradas boas e recebendo os mesmo recursos financeiros. Já as duas escolas da cidade de Ituiutaba(escolas c e d) não possuem muitas diferenças entre si, e não são localizadas próximas uma da outra. Observei que há grande influencia do professor na motivação do aluno. Em Ituiutaba, os dados demonstram um certo desestímulo por parte das professoras das duas instituições. De acordo com o levantamento de dados, a maioria dos alunos, acha as aulas monótonas e desinteressantes. Isto ocorre nas duas escolas. A diferença mais marcante da escola (c) para a escola (d) em Ituiutaba, é que na primeira escola, não há livro didático. A professora seleciona e prepara o material que será dado em determinada aula. Em Uberlândia, as diferenças são maiores. A indisciplina é bastante na escola (a). A professora não consegue dar aulas. Os alunos não a respeitam, não gostam da aula. Já na escola (b), os alunos adoram a matéria, se relacionam bem com a professora. Nesta mesma escola, há participação efetiva da coordenação, a respeito da sala de aula, ao contrário da escola (a).

CONCLUSÕES:

Em todas as escolas encontram-se dificuldades parecidas, mas a grande diferença que constatei na escola (a) de Uberlândia, onde o ensino e aprendizagem de língua inglesa parecem ser efetivados com sucesso, é que há um grande envolvimento da coordenação da escola, da professora, dos alunos para como ensino do Inglês. Há união de todas as partes, a professora recebe apoio da coordenação, gosta da profissão, embora encontre diversas dificuldades, faz o possível para ensinar adequadamente seus alunos tanto a gostar como saber usufruir com sucesso da língua inglesa, ao contrário das outras instituições, em que os alunos se sentem desmotivados em aprender a língua inglesa. Estes, os alunos, atribuem isto ao fraco material didático e a monotonia das aulas de língua inglesa.

 

 

Instituição de fomento: Consellho Nacional de Pesquisa - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem ; Escola pública ; Língua Inglesa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006