IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
CONTROLE ECOLÓGICO DO PULGÃO DO ALGODOEIRO
Ricardo Wesley Frederico  1
Maurício Ursi Ventura 1
(1. Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Londrina / CCA-UEL)
INTRODUÇÃO:
As lavouras de algodão são campeãs mundiais de uso de agrotóxicos. Desde o final dos anos 80, milhares de agricultores em diversas partes do mundo vem se conscientizando da necessidade de cultivar algodão em bases orgânicas ou ecológicas e alternativas ecologicamente corretas vem sendo testadas para mudar este quadro. O objetivo deste trabalho foi observar a incidência de pulgões na cultura do algodoeiro, plantado em consórcio com crotalária, mucuna anã e sementes tratadas com extratos vegetais.
METODOLOGIA:
Os tratamentos avaliados foram: sementes tratadas com óleo de neem: óleo de alho; e óleo de neem + óleo de alho; e consórcio do algodoeiro com: Crotalaria espectablis; C. juncea; e mucuna anã; e uma testemunha. O experimento foi realizado na Fazenda Escola da Universidade Estadual de Londrina, na safra 2004/2005. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições; cada parcela experimental constou de sete linhas da cultura com dez metros de comprimento. Realizaram-se três coletas de pulgões, em diferentes estágios da cultura.
RESULTADOS:
Foram constatadas diferenças significativas entre os tratamentos realizados. Verificou-se que existem formas de controle ecologicamente corretas realmente eficientes para o controle do pulgão no algodoeiro.
CONCLUSÕES:
As alternativas mais eficientes foram: tratamento de sementes com óleo de neem + óleo de alho, sob condições climáticas adversas, e tratamentos de semente com óleo de alho e consórcio com mucuna anã, sob condições mais favoráveis.
Instituição de fomento: IC/UEL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Controle Ecológico; Aphis gossypii ; Algodoeiro.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006