IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada

Caracterização física, síntese e aplicações biológicas de nanopartículas magnéticas biocompativeis.

Pedro Henrique de Oliveira Neto  1
Maria de Fátima da Silva  1
(1. Instituto de Física-Universidade de Brasília / UnB)
INTRODUÇÃO:
Os fluidos magnéticos (FM) são suspensões coloidais de nanopartículas superparamagnéticas (NPM) dispersas em solventes orgânicos ou inorgânicos e acopladas a moléculas bioativas. Tais soluções devem ser biodegradáveis, hemocompatíveis e não tóxicas ao organismo para que se possa usá-las em aplicações biomédicas. A principal vantagem de se utilizar essas NPM para diversas atividades biológicas é que elas podem ser usadas ao mesmo tempo para diagnóstico e tratamento de patologias. As aplicações biomédicas do FM desenvolvem-se, basicamente, nas seguintes direções: como agente de contraste de imagem de RMN, na triagem celular, no diagnóstico e terapia de diferentes patologias. Esse trabalho tem como principal objetivo o estudo teórico e a compreensão das propriedades físico-químico dos fluidos magnéticos biocompatíveis, no que diz respeito à síntese e à estabilidade. Além do estudo da birrefringência de maneira geral e mais especificamente das técnicas de birrefringência magnética estática.
METODOLOGIA:

Primeiramente foi estudado as propriedades magnéticas da matéria, compreendendo o diamagnetismo, o ferromagnetismo, o ferrimagnetismo e então o modelo para a anisotropia magnética. Posteriormente estudou-se as diversas fases da síntese das nanopartículas magnéticas que constituem os FM. Assim foi possível compreender o modelo vigente para a estabilidade de um colóide, onde computacionalmente foram feitos testes das regiões de estabilidade. Por fim estudou-se a técnica de birrefringência magnética estática, em seu modelamento matemático e aplicações práticas.

RESULTADOS:
Foi possível neste projeto primeiramente, o estudo teórico preliminar das propriedades e fenômenos físicos correlacionados à síntese e caracterização física de ferrofluidos em geral, bem como dos fluidos magnéticos biocompatíveis. Foi possível também, a análise de ferrofluidos, abordando os vários processos envolvidos na síntese de fluidos magnéticos e ferrofluidos biocompatíveis além do estudo da estabilidade do colóide magnético e das propriedades de magnetização e birrefringência.
CONCLUSÕES:
Através dos nossos estudos teóricos concluímos que, é fundamental a determinação e o controle do diâmetro das NPM e da susceptibilidade magnética da solução que constitui o FM biocompatível, assim como a compreensão das formas de interação dos mesmos com o meio biológico, antes de sua utilização “in vitro” e “in vivo” no diagnóstico e/ou terapêutica do câncer.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Fluidos Magnéticos; Nanopartículas Magnéticas; Birrefringência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006