IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
AVALIAÇÃO SAZONAL DO POTENCIAL FITOTÓXICO DO EXTRATO ETANÓLICO BRUTO DE Elyonurus muticus (SPRENG.) KUNTZE
Fabíola Fátima das Chagas 1
Caroline Müller 3
Suellen Assumpção 1
Odival Faccenda 2
Marize Therezinha Lopes Pereira Peres 1
(1. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; 2. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; 3. Universidade Federal de Viçosa)
INTRODUÇÃO:
Elyonurus muticus, popularmente conhecido como capim carona, recobre grandes áreas do Pantanal. É uma gramínea de baixa aceitabibilidade, sendo comum a queima de áreas denominadas caronal e cuja rebrota é pastejada nos períodos de seca . A Alelopatia estuda qualquer processo que envolve metabólitos, preferencialmente secundários, de origem vegetal ou microbiana, que influencia no crescimento e desenvolvimento de sistemas biológicos, incluindo tanto efeitos positivos como negativos.
METODOLOGIA:
O presente trabalho tem como objetivo investigar o efeito fitotóxico dos extratos etanólicos brutos (EEB) de Elyonurus muticus coletado nas quatro estações do ano, através de bioensaios de germinação e crescimento da espécie-alvo alface (Lactuca sativa), em quatro concentrações: 250, 500, 1000 e 2000 mg.L-1, com quatro repetições. O EEB foi impregnado em papel filtro, contido em placas de Petri, onde adicionou-se 50 sementes da espécie alvo. As placas foram acondicionadas em germinador, com luz e temperatura constantes (25ºC). A germinação foi verificada a cada 12 horas; o comprimento da radícula e do hipocótilo foram medidos 72 horas após constatada a protrusão radicular. Utilizou-se o teste de Dunnett para comparar o efeito das diferentes concentrações dos extratos em relação ao controle, com nível de significância de 5%.
RESULTADOS:
Os resultados permitiram concluir que o tempo médio de germinação dos aquênios de alface, sob a ação do EEB nas quatro estações não apresentaram diferença significativa quando comparado ao controle, no entanto, o crescimento da espécie alvo foi inibido pelos extratos coletados nas  quatro estações. O comprimento radicular e do hipocótilo das plântulas de alface foi inibido pelos EEBs das estações de primavera e verão em todas as concentrações ensaiadas.Os EEBs de inverno e outono  inibiram  o crescimento da radícula nas maiores concentrações ensaiadas enquanto o hipocótilo foi inibido pelo extrato etanólico bruto de inverno em todas as concentrações ensaiadas e de outono apenas na maior  concentração.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos foram expresivos e a planta em questão requer mais estudos para o isolamento do possível princípio ativo responsável pela ação do extrato etanólico. A partir desse ponto, pode-se pensar na elaboração de um pesticida natural.
Instituição de fomento: CNPq, PROPP/UFMS, FUNDECT
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Alelopatia; Elyonurus muticus; Bioensaio.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006