IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

Integração projeto-produção em habitações de interesse social: estudo de caso

Danilo Fernando de Oliveira Gomes 1
Sidnei Junior Guadanhim  1
Ercília Hitomi Hirota  1
Marlon Eduardo Rodrigues  1
(1. Universidade Estadual de Londrina / UEL)
INTRODUÇÃO:

À medida que estudos se aprofundam nos diversos processos de produção de empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) no Brasil, verifica-se pouco tempo e investimento dedicados à etapa de projeto. Sabe-se que há espaço para significativas melhorias, as quais devem iniciar-se na reformulação dos procedimentos e objetivos do projeto da edificação. A utliização de importantes conceitos implementados há décadas na indústria ainda são raros na construção civil. É impossível desconsiderar, evidentemente, as grandes diferenças entre produção de chão-de-fábrica e canteiro de obra; o que não pode ocorrer, por outro lado, é usá-las como barreira ou argumento refratário a mudanças nos pontos de vista e processos de trabalho dos projetistas. É preciso sim, verificar e compreender os pontos que podem aproximar a construção civil da indústria manufatureira.

O estudo de caso realizado permitiu a identificação de alguns fatores favoráveis à implantação de tais conceitos na produção de EHIS, como alto índice de repetição das unidades habitacionais, utilização de modelos padronizados, processo de projeto, compras e execução subordinadas a uma única organização, e acúmulo de experiência em anos de atuação. O desenvolvimento do estudo mostrou que a modernização do processo de desenvolvimento do produto habitação passa, necessariamente, pela solução do problema de falta de integração entre as etapas de projeto e produção.

METODOLOGIA:

A partir do referencial teórico sobre integração entre Projeto e Produção na manufatura, foi desenvolvido um estudo de caso com o objetivo de compreender a realidade do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) de EHIS. Esperava-se identificar as dificuldades de integração entre projeto e produção, e assim, analisar a aplicabilidade de abordagens de integração.

O estudo de caso foi realizado em EHIS em desenvolvimento pela Companhia de Habitação do Estado do Paraná (COHAPAR). Foram analisados 32 projetos de habitações com área construída de 40 m2, comportando sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios, com estrutura de concreto armado, alvenaria de blocos cerâmicos furados e cobertura de madeira com telhas cerâmicas.

O levantamento de dados teve início com visitas aos canteiros de obra, com o objetivo de caracterizar o processo de produção da COHAPAR. Posteriormente, foram realizadas entrevistas com o gerente de produção de uma das regionais, para análise dos projetos e identificação de problemas relacionados à inter-relação projeto-produção. A análise dos projetos buscava: (1) Definir quais eram os problemas; (2) Identificar como tais problemas foram detectados; (3) Descrever como foram analisados esses problemas; (4) Analisar as soluções adotadas e (5) Analisar os resultados obtidos.

Em segunda etapa, o resultado desse levantamento de problemas foi submetido à análise de um arquiteto também pesquisador da área de projetos, a fim de identificar a natureza desses problemas.

RESULTADOS:

O estudo de caso permitiu identificar problemas encontrados pela equipe de produção das EHIS, os quais foram analisados quanto à existência de um vínculo com os mecanismos de integração entre projeto e produção.

Das 33 dificuldades identificadas no estudo, mais de 60% estão relacionadas à cobertura. Desse modo, apesar de também identificados importantes problemas e alterações em diversos subsistemas, esse trabalho foca especialmente a análise da integração projeto-produção nas dificuldades encontradas pela equipe de produção na montagem das estruturas de cobertura das unidades.

Devido à insuficiência de dados dos projetos para a visualização de todos os detalhes da estrutura de cobertura, o gerente de produção da companhia propôs a elaboração de protótipos dessas estruturas, os quais permitiriam a verificação experimental das possíveis dificuldades.

A prototipagem evidenciou a falta de integração entre as etapas de projeto e produção. Sendo assim, os problemas identificados através dos protótipos podem ser agrupados em três categorias:

1. Falhas decorrentes de erro de projeto ou falta de conhecimento técnico. Ex: estrutura de varanda subdimensionada;

2. Falta de experiência de execução ao projetista ou desconhecimento das técnicas construtivas. Ex: soluções geométricas e encaixes de difícil execução;

3. Representação gráfica ou informação deficiente/incorreta. Ex: representação e identificação das testeiras e pingadeiras.

CONCLUSÕES:

Foi possível observar que algumas das alterações propostas e adotadas pela equipe de produção para solucionar problemas identificados em projeto, acabaram criando outros problemas, que também tiveram que ser solucionados pela equipe. Os exemplos mostram não apenas a necessidade da avaliação do impacto de cada alteração em relação ao projeto como um todo, mas também indicam que a recorrência de falhas de projeto dá margens para novas alterações ao longo da execução, e que nem sempre resultam em soluções racionais.

Os problemas identificados na prototipagem ou na execução poderiam ter sido antecipados e contornados se durante a fase de concepção do projeto as restrições da produção tivessem sido consideradas, o que teria sido possível se os responsáveis pela execução tivessem participação nas definições da fase de projeto.

Através da análise foi possível identificar que apesar de ter se buscado processos mais eficientes e racionais na etapa de produção desses empreendimentos, muito ainda pode ser feito para melhorar a qualidade do PDP, principalmente, em relação aos procedimentos de projeto. Essas iniciativas da equipe de produção, como a prototipagem por exemplo, evidenciam a proximidade entre o PDP da manufatura e o PDP da Companhia em estudo. Métodos como o DFM e abordagens como a da construtibilidade, foram criadas com base nos processos da manufatura, contudo sua aplicação também é possível e pode resultar em melhorias significativas em processos da construção civil.

Instituição de fomento: HABITARE / FINEP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: habitação de interesse social; integração projeto-produção; gestão de projeto.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006