IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
POLÍTICA EDUCACIONAL E MAGISTÉRIO CENÁRIOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS NA CAPITANIA DO SIARÁ GRANDE (PEMAC)
Maria do Socorro Sales Felipe Bezerra 1
Sofia Lerche Vieira 1
Isabel Maria Sabino de Farias 1
Rosalina Rocha Araújo Moraes 1
Priscila Holanda Costa  1
Mirelle Araújo da Silva 1
(1. Universidade Estadual do Ceará (UECE))
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta resultados da pesquisa integrada Política Educacional e Magistério cenários Históricos e Contemporâneos na Capitania do Siará Grande (PEMAC), desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Política Educacional Docência e Memória (GPPEM), vinculado a UECE e coordenado pela professora Dra. Sofia Lerche Vieira, contando com a participação de quatro pesquisadores e treze bolsistas de iniciação científica. A investigação versou sobre a política educacional cearense em uma perspectiva histórica. Nesse sentido, o projeto orientou-se para a organização de um conjunto de dados sobre a educação em diferentes momentos históricos. A iniciativa contemplou diferentes percursos de investigação qualitativa, os quais foram divididos em três estudos, quais sejam: Política educacional no Ceará: um inventário de fontes de pesquisa, que trouxe um levantamento de fontes de política educacional em Fortaleza e em três municípios cearense localizados no interior do Estado; Políticas de Formação de Professores - a legislação como mapa, que focalizou sua atenção nas políticas de formação de professores a partir da legislação produzida ao longo da história da educação cearense; e o Ofício de Professor no Ceará - lembranças de vida, que buscou registrar a memória de professores que exerceram protagonismo no cenário educacional do Ceará no século XX.
METODOLOGIA:
A proposta orientou-se pelos seguintes procedimentos: coleta de dados mediante identificação e reprodução de fontes em acervos públicos, observação e entrevistas; sistematização das informações coletadas, envolvendo digitação e análise de entrevistas e de outras fontes de pesquisa adotadas no âmbito da investigação; participação em reuniões de pesquisa e outras modalidades de eventos científicos, visando à familiarização com aspectos teóricos e metodológicos pertinentes à pesquisa em educação; e estudo em grupo da literatura relativa aos temas investigados nos diferentes projetos, visando subsidiar a compreensão e análise dos objetos de pesquisa.
RESULTADOS:
A pesquisa gerou os seguintes resultados: Publicação das Constituições Estaduais do Ceará em co-edição com o INESP; Catálogo de Fontes em Política Educacional no Ceará: contendo informações de localização, referencia dos documentos colhidos e descrição sintética dos assuntos abordados; e os seguintes bancos de dados: Professores Cearenses, Legislação Educacional, Relatórios Provinciais, Mensagens Governamentais, Escolas Cearenses, Ofício de Professor no Ceará. Todos esses bancos de dados estão indexados em cd-rom.
CONCLUSÕES:
Levando-se em conta os objetivos propostos por esta iniciativa, avaliamos como positivo o resultado final obtido. Tendo em vista que a partir do material produzido foi possível disponibilizar ao público interessado informações, normalmente, de difícil acesso, sobre a política educacional cearense, a história da educação e a formação de professores. Contribuindo assim para novas incursões nestas áreas.
Instituição de fomento: CNPq e FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Política Educacional; História da Educação; Fontes de Pesquisa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006