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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
Quem são os licenciand...USS de Matemática?
Tatiana Ferreira 1
Adélcio Basílio Pereira 1
Nívea Maria da Silva 1
Sérgio Leandro 1
Vanessa Gouvêa Zão 1
Lucia Maria Aversa Villela 1
(1. Centro de Ciências Tecnológicas e da Natureza, Universidade Severino Sombra/ USS)
INTRODUÇÃO:

Inicialmente o Projeto de Pesquisa Licenciand...USS de Matemática: uma pesquisa participativa no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Severino Sombra (segunda pesquisa do Grupo Educação Matemática, Cultura e Cidadania) traçou o perfil sócio-econômico-cultural dos discentes envolvidos no curso em questão.

Sendo uma Instituição particular, localizada no Município de Vassouras, interior do Estado do Rio de Janeiro, atende a uma clientela com características próprias: quem é este aluno que vem procurar a licenciatura em Matemática? Quais são suas expectativas e anseios?

Desta resposta dependeram e dependem, internamente, possíveis adequações no projeto pedagógico do curso e, externamente, visa estreitar a dicotomia entre olhares sobre processos de ensino e de aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Matemática, diante de um novo momento sócio-cultural vivido no Brasil e no mundo, onde a democratização do ensino abre a possibilidade de camadas populares chegarem à universidade.

METODOLOGIA:

Utilizamos a metodologia de pesquisa participativa. Visando mapear o perfil dos alunos, os pesquisadores - docentes e alunos de iniciação científica – optaram pela elaboração e aplicação de um questionário. Nesta etapa atuamos em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade que, da mesma Instituição, que se voltava para o Curso de Pedagogia.

Elaborada uma primeira versão do questionário no início de 2004.2, este foi testado em um grupo piloto e entre os próprios pesquisadores.  Depois de ajustes, foi aplicado em setembro do mesmo ano a todos os licenciandos de Matemática de então e reaplicado em março de 2006, visando cobrir o alunado que ingressou depois.

A análise deste acervo de entrevistas, documentada por tabelas e gráficos, possibilitou e está possibilitando confirmar ou não hipóteses já apontadas por outras pesquisas similares.

RESULTADOS:

O perfil mapeado em 2004.2 revelou que atendemos a uma clientela de doze municípios circunvizinhos e que 93% de nossos alunos residem em área urbana.  A maioria (77%) era do sexo feminino e 58% solteiros.  A faixa etária predominante de então estava entre 20 e 25 anos (38%), 9% tinham menos de 20 anos e 12% acima de 40 anos.  Em 50% das famílias desses alunos, estes eram os primeiros a ingressar no curso superior.  Do universo, 95,5% trabalhavam: 65% destes recebiam de 1 a 3 salários mínimos e 67% utilizavam sua renda para manutenção própria (alimentação, transporte, estudo, lazer, habitação, saúde, etc.) e para “ajuda à família”.  Destacamos que 52% já eram professores.

Dois outros dados são relevantes: 74% dos alunos não apresentaram qualquer tipo de repetência em sua trajetória escolar, ao longo da Educação Básica; o segundo é que cerca de 70% dos alunos apresentam alguma descontinuidade em sua trajetória escolar, sendo que a maioria teve que interromper seus estudos na passagem do Ensino Médio para o Superior (76% dos que tiveram descontinuidade) por motivos financeiros.

O momento desta segunda etapa, relativa aos alunos que passaram a compor o quadro a partir de 2005.1, também comporá o pôster.

 

CONCLUSÕES:

À luz das Diretrizes Curriculares sugeridas pelo MEC para os Cursos de Licenciatura em Matemática e diante desta nova clientela que está ascendendo às universidades, os “velhos” modelos pautados numa educação bancária e voltada a um universo sócio-econômico-cultural de elite não fazem mais sentido.  Não podemos pensar em apenas abandonar o desenho curricular que priorizava o estudo de disciplinas tipicamente matemáticas, em detrimento das disciplinas pedagógicas.  A discussão não pode ficar restrita ao campo de disciplinas a serem ofertadas, mas à de concepção de conhecimento, de saber, de como os professores aprendem, à concepção de currículos, de construção e significação de conceitos.

Instituição de fomento: Universidade Severino Sombra
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: licenciandos de Matemática; perfil sócio-econômico-cultural; pesquisa participativa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006