IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
Efeito in vitro da metionina sobre a atividade da Na+,K+-ATPase e alguns parâmetros de estresse oxidativo em hipocampo de ratos
Fábria Chiarani 1
Francieli Moro Stefanello 1
Angela Terezinha de Souza Wyse 1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
INTRODUÇÃO:

A hipermetioninemia é uma desordem metabólica causada pela deficiência da enzima metionina adenosiltransferase, levando ao acúmulo tecidual de metionina (Met). Os pacientes afetados apresentam retardo mental, edema e desmielinização cerebral cuja etiopatogenia é desconhecida. No presente estudo, avaliamos o efeito in vitro da Met sobre a atividade da Na+,K+-ATPase e alguns parâmetros de estresse oxidativo denominados quimiluminescência, substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBA) e capacidade antioxidante total não-enzimática (TRAP), bem como as atividades das enzimas antioxidantes (catalase-CAT, glutationa peroxidase-GPx e superóxido dismutase-SOD) em hipocampo de ratos. Também avaliamos o efeito dos antioxidantes, glutationa (GSH) e trolox (Tro), sobre a inibição da Na+,K+-ATPase causada pela Met.

METODOLOGIA:
O preparo das membranas sinápticas (para medida da atividade da Na+,K+-ATPase) e a determinação dos parâmetros de estresse oxidativo foram realizados a partir de homogeneizados de hipocampos de ratos Wistar (29 dias) incubados por 1 hora com Met (0,02-5 mM). Em outra série de experimentos, GSH (1mM) ou trolox (3mM) foram incubados com Met (5mM) para posterior medida da Na+,K+-ATPase.
RESULTADOS:

Os resultados mostraram que a Met (5 mM) inibe significativamente a atividade da Na+,K+-ATPase e que GSH e trolox previnem essa inibição. Verificou-se também que a Met aumenta a peroxidação lipídica (aumenta quimiluminescência e TBA), diminui as defesas antioxidantes não-enzimáticas (reduz o TRAP) e não altera as atividades das enzimas antioxidantes.

CONCLUSÕES:

Nossos resultados sugerem que a Met induz o estresse oxidativo e que a inibição da Na+,K+-ATPase causada por esse aminoácido é provavelmente mediada por oxidação de grupos tióis e/ou por lipoperoxidação. Esses achados podem estar envolvidos na disfunção neurológica encontrada em pacientes com hipermetioninemia.

Instituição de fomento: Propesq, CNPq, Fapergs
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: hipermetioninemia; estresse oxidativo; hipocampo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006