IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 12. Engenharia Química
VALIDAÇÃO EM FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL DO REGIME DE ESCOAMENTO DA CONVECÇÃO MISTA COM PRESENÇA DE OBSTÁCULOS INTERNOS
Alessandro Trentin 1
Edelberto Luis Reinehr 1
Dirceu Noriler 1
(1. Universidade Regional de Blumenau / FURB )
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho apresenta-se a metodologia utilizada na aquisição de dados experimentais e a atividade de validação em fluidodinâmica computacional. Os dados experimentais são provenientes de uma câmara de seção transversal quadrada com 300mm de lado e 2000mm de comprimento. No seu interior está instalado um obstáculo com possibilidade de ser mantido em temperatura diferente do fluido (ar).
METODOLOGIA:
A visualização do escoamento é obtida com a geração de uma névoa de aerossol e um plano de luz laser. A região de observação é a jusante do obstáculo. As imagens são registradas através de filmadora digital. A atividade de validação compara os dados obtidos experimentalmente com os dados obtidos através do código computacional (CFX-4). O código computacional utiliza o método de volumes finitos.
RESULTADOS:
Bons resultados são obtidos com velocidades do ar de 6 e 9 cm/s (Re = 191,44 e 287,17, respectivamente) e diferenças de temperatura entre o obstáculo e o ar de 40 ºC e 50 ºC (Gr = 3.105 e Gr = 4,4.105, respectivamente ).
CONCLUSÕES:
Para velocidades de 12 e 15 cm/s (Re = 382,89 e 478,62, respectivamente) a complexidade do escoamento dificulta a identificação dos ciclos de formação das recirculações.
Instituição de fomento: Programa Pipe Furb Art. 170
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Fluidodinâmica computacional; Validação numérica ; Convecção Mista.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006