IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: OPORTUNIDADE DE VIVÊNCIA A  PRÁTICA PROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO
Lidiane Bernardy 1
Fabiane Pereira Gautério Bastos 1
Vera da Costa Somavilla 1
(1. Universidade de Santa Cruzdo Sul - UNISC )
INTRODUÇÃO:
A preocupação com o crescente desenvolvimento da sociedade e a busca por melhores informações têm promovido o desenvolvimento de ações visando à saúde da mulher durante o período gravídico-puerperal. Assim, os profissionais tendem a contemplar as necessidades sentidas pela mulher, proporcionando debate educativo e interativo. A intenção deste trabalho integrado com as gestantes, visa a atenção básica na gravidez que inclui a prevenção, a promoção da saúde e o tratamento dos problemas que ocorrem durante os períodos gestacional e pós-parto, oportunizando,  uma maternidade segura. O Projeto de Extensão “Grupo de Gestantes: construindo o conhecimento a cerca do nascimento” consiste em um trabalho interdisciplinar entre três áreas: Enfermagem, Nutrição e Psicologia. Este aborda uma perspectiva ou um modelo de trabalho que busca olhar para a gestante a partir do enfoque da interdisciplinariedade, propiciando implantar dois distintos grupos. Convém ressaltar que às atividades desenvolvidas são realizadas no Serviço Integrado de Saúde – SIS/UNISC semanalmente e quinzenalmente no Programa Saúde da Família - PSF - do Bairro Bom Jesus. Considera-se que as gestantes têm uma vivência própria que, quando socializada em grupo, pode colaborar para potencializar e disseminar o conhecimento. Embora não seja considerado um estado patológico, neste período ocorrem grandes adaptações fisicas  e emocionais, tornando a saúde da mulher, vulnerável a agravos.
METODOLOGIA:

O trabalho é interdisciplinar, composto de três áreas: Enfermagem, Nutrição e Psicologia, que trabalham em conjunto no SIS/UNISC e no Bairro Bom Jesus. O objetivo é a construção de um grupo onde o foco principal é a troca de experiências entre gestantes e bolsistas, proporcionando um período gestacional com qualidade e bem-estar. O projeto consiste em três eixos: o primeiro são as reuniões de supervisão coletiva semanais, onde se discutem questões e dificuldades que emergem nos encontros. O segundo eixo, constitui o grupo propriamente dito, de cunho informativo, visando o intercâmbio de experiências e conhecimentos. O grupo do SIS/UNISC é composto de oito encontros semanais, elencados pelas participantes. O Grupo do PSF Bom Jesus é realizado quinzenalmente. Os encontros são estruturados pelas monitoras, e as participantes esclarecem suas dúvidas sobre o tema discutido. Já o terceiro eixo refere-se às Interconsultas (Pré-Natal), realizado quinzenalmente apenas com as participantes do SIS/UNISC, na presença de três monitoras, uma de cada área, para que haja uma melhor abordagem. Durante a realização dos exames físicos e dos questionamentos, as gestantes vão se sentindo mais à vontade e seguras para a troca de informações.

RESULTADOS:
Os resultados são apontados pelas gestantes e monitoras em uma seqüência que permite verificar possíveis necessidades de intervenções que emergem durante os três eixos: grupo, supervisão e interconsultas. Analisando as associações de idéias presentes, identificando que a atividade grupal é uma estratégia importante para melhorar a condição de saúde da população. E nós acadêmicos, temos o papel de educadores e facilitadores de um processo de desenvolvimento de pessoas, inclusive do nosso próprio. A meta é apoiar, desenvolver a autonomia, a capacidade e a autoconfiança da gestante, orientando-a frente as mudanças físicas e psíquicas desse período. Auxiliá-las a “enfrentar” a gestação, prepará-las para o parto, despertando seu instinto materno. Em relação às reuniões de supervisão, o benefício maior que adquirimos é o aprendizado no lidar com as dificuldades, temores e dúvidas frente à condução do grupo e questionamentos que se sobressaem durante as interconsultas (pré-natal).
CONCLUSÕES:
Analisar a tarefa de monitoração das necessidades e assuntos emergentes que devem ter aplicabilidade prática, identificar e administrar o trabalho grupal, direcionando ao foco principal. Trabalhamos diretamente com as gestantes, mas visualizamos todo o contexto familiar à qual estão inseridas. A equipe que coordena o trabalho precisa estar mobilizada para manter a vida do grupo, comprometimento, garantindo a coesão e sua manutenção. Promovendo a reflexão ao grupo e articulando suas idéias. As reuniões de supervisão é momento onde procuramos avaliar e nos auto-avaliar, discutir os pontos que enquanto equipe poderíamos melhorar. A cada grupo o profissional precisa se renovar, pois as pessoas não são as mesmas e os problemas por mais semelhantes, têm suas particularidades. Quanto mais existir uma atividade acolhedora e solidária entre os membros, maiores serão as chances do desenvolvimento de potencialidades individuais e coletivas, proporcionando identificar riscos e intervir na redução de complicações ao binômio mãe/filho. A oportunidade de exercemos na comunidade ações de saúde enquanto acadêmicos, nos proporciona além do diferencial, a autonomia de futuros profissionais, contribuindo assim, para uma visão ampliada das políticas de saúde. Atuar na realidade cotidiana é enriquecedor, pois vivenciamos pólos bastante divergentes, que com certeza complementam nosso saber científico, nos tornando pessoas mais solidárias, humanas e qualificadas.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Gestante; Grupo; Interdisciplinar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006