IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

GENERALIZAÇÃO DE HABILIDADES APRENDIDAS POR ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS POR MEIO DE INSTRUÇÃO MULTIMÍDIA

Viviane K. Fadel Plombon 1
Paulo R. Alcantara 1, 2
(1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); 2. Prof. Dr. / Orientador)
INTRODUÇÃO:
O estudo explorou o uso de tecnologia de vídeo como uma abordagem alternativa para ensinar habilidades de trabalho a estudantes com necessidades especiais. No contexto de habilidades de trabalho, os efeitos da instrução ancorada multimídia foram analisados em duas tarefas de papelaria. Teve como objetivo avaliar separadamente os efeitos de três variáveis independentes sobre o aprendizado dos estudantes e a generalização do conhecimento.
METODOLOGIA:
Esta investigação usou um delineamento experimental ABCD com quatro estudantes em duas tarefas de trabalho em ambiente simulado e natural. As fases do estudo foram: Linha de base (A), que serviu para verificar o conhecimento inicial dos participantes sobre as tarefas ensinadas; Multimídia (B), que foi a apresentação dos filmes sobre as duas tarefas; Multimídia + Feedback (C), que englobou a apresentação dos filmes mais a correção de possíveis erros de desempenho; e Multimídia + Instrução Direta (D), a qual buscou, quando necessário, ensinar os estudantes a aprenderem as tarefas com a ajuda pedagógica do professor, utilizando o sistema mínimo de intrusão de pistas. Durante processo de aprendizagem, provas de generalização foram conduzidas em um outro ambiente natural.
RESULTADOS:
Os resultados indicaram que, exceto uma aluna que não pode finalizar seu treinamento em uma das tarefas ensinadas, os estudantes alcançaram o critério educacional de aprendizagem nas duas tarefas e demonstraram um alto grau de generalização da aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a utilização da tecnologia de vídeo sozinha ou associada ao feedback e à instrução direta para alunos com necessidades especiais em situações de aprendizagem de tarefas de trabalho é bastante promissora por sua facilidade em apresentar situações de treinamento, particularmente para mostrar situações de trabalho de uma maneira vívida, abreviada e dinâmica. A instrução ancorada multimídia permite que estudantes aprendam e pratiquem muitas tarefas e habilidades do mundo real.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: instrução ancorada multimídia; sistema mínimo de intrusão de pistas; estudantes com necessidades especiais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006