IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 2. Nutrição e Alimentação Animal

cOMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE COLETA TOTAL DE FEZES E LIGNINA COMO INDICADOR INTERNO NA DETERMINAÇÃO DA DIGESTIBILIDADE APARENTE EM DIETAS COM NÍVEIS CRESCENTES DE FARELO DE CACAU EM OVINOS

Carlindo Santos Rodrigues 1
Pedro Gomes da Cruz 2
Fabiano Gama de Sousa 3
Cristina Mattos Veloso 4
Mauro Pereira de Figueiredo 5
Sandoval Santos Costa 6
(1. Aluno do curso de Agronomia, bolsista UESB, Laboratório de Nutrição Animal, UESB; 2. Engº Agrº, bolsista FAPESB, Laboratório de Nutrição Animal, UESB; 3. Mestre em Agronomia, Laboratório de Nutrição Animal, UESB; 4. Professora Adjunto do DTRA, UESB; 5. Professor Titular do DFZ, UESB; 6. Aluno do curso de Agronomia, bolsista FAPESB, UESB)
INTRODUÇÃO:

A digestibilidade é um parâmetro importante para a avaliação do valor nutritivo dos alimentos consumidos pelos animais. O método da coleta total de fezes é considerado como padrão, porém, é trabalhoso e, incompatível em determinadas condições. Neste contexto, a estimativa da digestibilidade por intermédio do uso de indicadores pode se constituir em uma alternativa (Van Soest, 1994). O objetivo deste trabalho foi comparar os coeficientes de digestibilidade da matéria seca (MS) e dos nutrientes, em dietas contendo níveis crescentes de farelo de cacau (FC), obtidos pelo método de coleta total de fezes (CTF) e da lignina em detergente ácido (LDA).

METODOLOGIA:
O trabalho foi conduzido no Setor de Caprino-ovinocultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, na cidade de Itapetinga, BA. Foram utilizados 28 ovinos machos da raça Santa Inês, com idades variando de 4 a 6 meses, peso vivo médio de 25,8 kg, distribuídos em baias individuais. Estes foram alimentados com dietas isoprotéicas, contendo silagem de sorgo (volumoso) e concentrado, formulado com milho, farelo de soja, mistura mineral e FC (0, 7, 14, 21% de FC na dieta total). O experimento teve duração de 70 dias sendo que o ensaio de digestibilidade foi realizado do 50º ao 56º dia (7 dias de coleta). As fezes foram coletadas 2 vezes ao dia, sendo submetidas à pesagem e amostragem de uma alíquota correspondente a 10% do total excretado para cada animal. A concentração da lignina foi determinada de acordo com a metodologia descrita por Goering & Van Soest (1970). Os coeficientes de digestibilidade aparente foram calculados segundo a equação descrita por Schneider & Flat (1975). Para a comparação entre os métodos CTF e indicador LDA, foi realizada análise de variância em parcelas subdivididas, onde os tratamentos constituíram as parcelas, e os métodos, as subparcelas, com posterior comparação de médias pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. As análises foram realizadas com o auxilio do SAEG (UFV, 1997).
RESULTADOS:
Foram observados diferenças significativas (P<0,05) nos resultados obtidos nos métodos estudados, para matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), estrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), carboidratos totais (CHOT) e carboidratos não fibrosos (CNF).Utilizando-se o método da CTF obteve-se maiores coeficientes de digestibilidade aparente para os teores de MS, MO, PB, EE, FDN, FDA, CHOT e CNF (70,48; 72,71; 74,57; 82,10; 53,25; 40,20; 71,07 e 91,24, respectivamente) quando comparado ao método da LDA (58,34; 61,35; 62,37; 76,68; 39,49; 26,34; 59,98 e 86,27, respectivamente). Portanto, os resultados encontrados no método da LDA subestimaram os valores dos coeficientes digestibilidade aparente para os componentes avaliados. Araújo et al. (2000), encontraram resultados semelhantes aos descritos no presente estudo. O FC é obtido após a torrefação da amêndoa do cacau, para obtenção da manteiga e do chocolate, possibilitando o aparecimento de produtos da reação de Maillard. Na análise da LDA, a cutina e esses produtos são mensurados como se lignina fossem (Van Soest, 1994).Os dados observados neste experimento sugerem que dietas contendo níveis de FC, poderiam estar contribuindo com a baixa recuperação da LDA nas fezes.
CONCLUSÕES:
A lignina em detergente ácido mostrou-se inadequada como indicador interno para estimar a digestibilidade aparente em dietas com inclusão de farelo de cacau.
Instituição de fomento: Projeto financiado pela CAPES/UESB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Nutrição; Ruminantes; Concentrado.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006