IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

PERFIL DO ESTUDANTE QUE INGRESSA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, UM ESTUDO DE CASO: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)

Paula Damacena Escerdo  1
Alexandre Costa Quintana  1
(1. Fundação Universidade Federal do Rio Grande / FURG)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho teve como objetivo conhecer o perfil do estudante que ingressa no curso de Ciências Contábeis, através de um estudo de caso da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tal pesquisa tem uma grande relevância, pois através dela será possível ajudar no complemento e na readequação do quadro curricular e no aprimoramento do projeto pedagógico, como também para uma melhor organização e planejamento do curso.

METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido através de um cadastro; após os dados foram tabulados e avaliados. Esta pesquisa pode ser classificada como descritiva, pois ela expõe as características de uma determinada população ou fenômeno, estabelecendo correlações entre as diversas variáveis. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, ele foi direcionado a turma ingressante no curso em cada turno. O instrumento de coleta de dados fornece os chamados dados primários, ou seja, dados que não foram anteriormente coletados. Os dados primários foram tratados com a técnica de análise de conteúdo e também com o emprego da análise quantitativa. 

RESULTADOS:

A pesquisa mostrou que o curso técnico em contabilidade está servindo de base para os estudantes que tem interesse em seguir na profissão, pois em alguns períodos  aproximadamente 50% dos ingressantes tem origem no curso técnico. Outro fato percebido é a predominância do sexo feminino entre os acadêmicos do curso de ciências contábeis e com uma forte tendência ao crescimento. Esta situação pode ser comprovada, devido ao fato de já existirem vários encontros, seminários, e outros eventos ligados à participação da mulher na profissão contábil. Em termos comparativos, o perfil do acadêmico que ingressa no curso de Ciências Contábeis é semelhante, independente do turno de ingresso. A principal diferença identificada foi que aproximadamente a metade dos estudantes que ingressam no curso noturno estão trabalhando e no diurno, há menos de 30 % dos estudantes trabalhando, e que indiferente do turno existe um interesse da maioria dos alunos em ingressarem em estágios ou de serem bolsistas da Universidade. Foi constato também, que a escolha pelo curso acontece em função do interesse no mercado de trabalho, através da facilidade de ingresso por meio de estágio ou outras possibilidades.

CONCLUSÕES:

Podemos concluir que os resultados obtidos conseguem identificar o perfil do estudante que ingressou no curso de Ciências Contábeis, no período de 2000 a 2003, ressaltando três pontos característicos, deste grupo: o crescimento da participação feminina, interesse no mercado de trabalho, através de estágio e outras oportunidades, e a identificação do estudante com área contábil.  Assim, cabe salientar que com esse trabalho, será possível auxiliar a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a conhecer melhor o perfil de seus alunos e saber o que oferecer para obter o maior proveito deles, tanto para o meio acadêmico como profissional.  

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ciências Contábeis; Currículo; Perfil Acadêmico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006