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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A FUNÇÃO ESTÉTICA DO HUMOR NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS E A FORMAÇÃO DO LEITOR
Danielle Medeiros de Souza 1
Marly Amarilha 1
(1. Departamento de Educação / UFRN)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa insere-se no âmbito do projeto O ENSINO DE LEITURA: a contribuição das Histórias em Quadrinhos e da Literatura Infantil na formação do leitor (CNPq/UFRN; 2003-2006) e objetiva analisar o caráter estético do humor na História em Quadrinhos (HQ), evidenciando-o como modalidade da linguagem que desautomatiza expectativas pré-formadas sobre o tema abordado na narrativa. A relevância desta investigação está na possibilidade de uma análise do gênero quadrinizado, em que se evidencia o seu potencial estético e cognitivo, no ensino de leitura e de literatura. Acrescenta-se que, na cultura contemporânea, os quadrinhos têm ampla aceitação entre os aprendizes de leitura; apresentam-se como material autêntico e permitem a fluência nas linguagens verbal e imagética.
METODOLOGIA:
A pesquisa é de caráter bibliográfico e adota como procedimento a análise de elementos da narrativa quadrinizada que exploram a função estética em linguagem híbrida (imagética e verbal), considerando o jogo de previsão, a ludicidade, o ritmo da narrativa e a plurissignificação. Na sintaxe estética da narrativa, a HQ oferece leitura rápida e leve, pela relação simultânea entre imagem e palavra. Neste estudo, é analisada a história “Outra de gênio” da Turma da Mônica em que o inusitado do desfecho, próprio do humor, valoriza o conhecimento através da ficção, fazendo com que o leitor renove sua percepção cotidiana. Elegeu-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (2000; 2003; 2004); Bergson (1987); Calvino (1990); Jouve (2002); Morin (2005); Smith (2003); Zilberman (1989).
RESULTADOS:
Na História em Quadrinhos “Outra de gênio”, Cebolinha, em enredo homólogo ao conto literário “Aladim e a lâmpada maravilhosa”, tem um surpreendente encontro com o gênio da lanterna que interpreta os desejos do protagonista a seu modo. As realizações do gênio em satisfazer Cebolinha, desconstroem as previsões, apresentam ambigüidades e outras maneiras de interpretação de um discurso. Através de uma abordagem paródica, a história em análise contribui para o acesso a outras manifestações da arte e a outros gêneros textuais, como os clássicos da Literatura. Traz à discussão problemáticas atuais que levam à reflexão sobre sentimentos, tais como as angústias e os anseios da infância. Mobiliza a imaginação e a criatividade do leitor, mediante riso e estimulante exercício cognitivo. Possibilita a construção e desconstrução de conceitos, na maneira inovadora e diferente de se remeter à realidade. Leva o leitor a experimentar prazerosas sensações de natureza estética que resultam em aprendizado de leitura do discurso verbal e imagético; de percepção cognitiva sobre o mundo. Esta pesquisa revela e consolida a leitura de HQ como uma atividade intelectual significativa, prazerosa e estimulante, na qual o leitor constrói sentido, combinando imagens e palavras.
CONCLUSÕES:
Considerando-se a ampla aceitação das HQ pelo público infantil e os resultados desta análise, evidencia-se a importância de um trabalho pedagógico que desenvolva habilidades leitoras e incentive o gosto pelo texto ficcional a partir da fruição que ocorre nos quadrinhos. A articulação entre imagem e palavra própria desse gênero narrativo demonstra o potencial desse material no desenvolvimento das habilidades leitioras, suscita sobre a narrativa um olhar mais acurado e desenvolve diferentes competências recepcionais. Esta pesquisa demonstra a relevância do estudo aprofundado da narrativa quadrinizada, apontando-a como gênero de ficção adequado para a formação do leitor contemporâneo de imagens e palavras.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: História em quadrinhos; Função estética; Formação do leitor.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006