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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

PADRÃO CONSTRUTIVISTA DE MEDIAÇÃO: Estudo do desenvolvimento de noções infralógicas espaciais topológicas durante a interação entre usuários e um sistema multiagente, com vistas à fundamentação de ações colaborativas entre eles

Paloma Dias Silveira 1
Andrei Rubina Thomaz 2
Othon Bastos Filho 3
Margarete Axt 4
(1. Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição/FACED/UFRGS; 2. Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição/UFRGS; 3. Programa de Pós Graduação em Informática na Educação/PGIE/LELIC/UFRGS; 4. Programa de Pós Graduação em Informática na Educação/PGIE/LELIC/UFRGS)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é parte da pesquisa para o desenvolvimento do sistema IOCS (Intelligent Open Challenge System), integrado ao projeto CIVITAS, do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição, LELIC/UFRGS. O IOCS é um sistema de jogos de regras (desafios), construído a partir da prova “As condições da Leitura de Séries Aditivas Complexas”, advinda dos estudos de Jean Piaget sobre a Abstração da ordem das relações espaciais, com o aporte da Tecnologia Multiagentes, uma subárea da Inteligência Artificial. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia de ações e intervenções do sistema, com base nas contribuições do Método Clínico Piagetiano, visando a potencializar a construção das noções espaciais, a partir da atividade lúdica, auxiliando o usuário a desencadear processos de Tomada de Consciência de suas ações no jogo, desenvolvendo as primeiras relações topológicas fundamentais para a construção do espaço projetivo e euclidiano, sendo estas: vizinhança, separação e ordem.
METODOLOGIA:
Foram criadas nove interfaces (em linguagem Action Script), com a apresentação de uma seqüência (seq.) ordenada segundo a lei: [AMAAMM...], divididas nos estágios: observar (leitura da ordem), continuar (fazer para compreender,) e generalizar (aplicar a ordem a novos elementos, expressando o nível de compreensão no pensamento). Para representação da lei, utilizamos quatro tipos de elementos: cores, segmentos, figuras geométricas e números. Após, realizamos filmagens de crianças entre 6 e 8 anos, em interação com as interfaces e com intervenções fundamentadas no método clínico. As filmagens estão em análise, com vistas ao desenvolvimento de um Padrão Construtivista de Mediação (PCM), baseado no estudo da psicogênese das relações infralógicas espaciais topológicas e suas correspondências com o jogo proposto.
RESULTADOS:

Ao observar que o nível de organização das estruturas cognitivas está diretamente relacionado ao resultado alcançado pela criança no jogo, percebemos a importância de avaliar quais noções são necessárias à compreensão do mesmo, para assim desenvolver um PCM, que fundamentará a ação colaborativa dos agentes, viabilizada pela característica Multiagentes do sistema. Até o momento, a partir de análise estrutural dos processos cognitivos dos usuários em relação a noções espaciais relativas à ordem, bem como dos estágios de abstração reflexionante na sua leitura, criaram-se cinco categorias organizadoras da ação dos agentes inteligentes, de tal forma que os mesmos possam, durante sua intervenção, simultaneamente, analisar as condutas cognitivas (alfa, beta, gama) do usuário, traçando um mapa da evolução dos processos de tomada de consciência, e adaptar-se a essa evolução. Com a análise funcional, percebemos que a dificuldade na leitura da ordem, expressa na fase ‘continuar’, corresponde à falta de coordenação das relações topológicas. Na categoria 3, por exemplo, o usuário percebe vizinhanças entre os elementos A e B da seqüência [ABAABB], separando-os no momento da leitura, ocorrendo abstração de alternâncias simples [AB], mas no momento de reconstrução da seq. não consegue realizar nova abstração reflexionante, logo sua seq. apresenta somente alternâncias simples [ABABAB].

CONCLUSÕES:
Ao analisar as noções implicadas na interação com o jogo de regras proposto neste trabalho, conclui-se que o tipo de intervenções a serem realizadas pelo sistema terão função no desencadeamento de tomadas de consciência do usuário a respeito da necessidade de ordenar sua ação de leitura. Porém, subjacente à compreensão da ordem, as intervenções terão função de potencializar o desenvolvimento e coordenação das microestruturas organizadoras da estruturação espacial topológica. A próxima etapa prevê elaboração das bases de intervenções do IOCS, relacionadas às categorias, analisando-se as implicações das intervenções clínicas dos agentes sobre as ações dos usuários. Serão verificadas quais intervenções foram mais eficientes no desencadeamento de processos de desequilíbrio cognitivo e posterior tomada de consciência. Após, as intervenções são integradas ao sistema em formato de mensagens, realizando-se a adequação da linguagem a usuários em diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo.
Instituição de fomento: FAPEMA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Padrão Construtivista de Mediação; Método Clínico; Jogos de Regras.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006