IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
FATORES RELEVANTES NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL DECORRENTE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA BACIA DO RIO VERRUGA – REGIÃO DO SUDOESTE DA BAHIA
Núbia Oliveira Almeida 1
Marcelo Araújo de Nóbrega 2
(1. Graduanda em Geografia – UESB; 2. Prof. Dr. Departamento de Geografia – UESB)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo analisar a problemática ambiental com ênfase na cobertura do solo e dos impactos desenvolvidos ao longo da Bacia do Rio Verruga localizada no Sudoeste da Bahia entre os municípios de Vitória da Conquista e Itambé. A bacia abrange uma extensão total de 901 Km2 e o seu rio principal possui 57,5 km de comprimento, está área situa-se entre os paralelos 14º 49’ e 15º 16’ de latitude sul e os meridianos 40º 32’ e 40º 55’ de longitude W. É uma área intensamente afetada pela ação antrópica e através de uma abordagem geográfica foi possível identificar os fatores responsáveis que influenciaram na degradação da bacia. Nesta ótica, percebe-se que até então, ainda não existe um trabalho de revitalização da bacia e os problemas em questão são passados de forma “despercebida” pelos órgãos públicos.
METODOLOGIA:
Quanto aos procedimentos metodológicos adotados foi realizada visita ao campo para uma posterior investigação e diagnóstico da área em estudo. Foram feitas leituras e análises sistemáticas de cartas topográficas na escala 1:100.000 e cartas temáticas do ambiente na escala de 1:250.000 do RADAMBRASIL Folha SD 24 Salvador para a  classificação do clima, geologia, geomorfologia, solos, hidrogeologia, padrões espaciais da rede de drenagem, vegetação e capacidade de uso das terras. Enquanto ao uso e ocupação do solo da bacia, esta foi identificada através do monitoramento por satélite da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) por meio das imagens da Carta SD-24-Y-A-VI de Vitória da Conquista e da Carta SD-24-Y-C-III de Itambé, sendo as duas cartas de articulação compatível com a escala 1:100.000 (IBGE) sob Imagem LANDSAT – TM.
RESULTADOS:
A partir das análises realizadas, verificou-se: o solo da Bacia do Rio Verruga é ocupado pelas atividades urbanas e principalmente por atividades agrícolas e pastagens. No alto curso do rio Verruga predomina áreas urbanas, correspondendo à cidade de Vitória da Conquista, subúrbios e áreas com solo exposto. No médio curso do rio Verruga observa-se o predomínio de uma vegetação arbustiva degradada associada às espécies da Mata de Cipó. Também é comum nesse espaço, pastagens naturais e plantações de café. No baixo curso, nas áreas com fortes declives nota-se a presença de florestas de maior porte, são as matas semidecíduas e ombrófilas pertencente ao bioma da Mata Atlântica. E na foz do rio, observam-se áreas degradadas e a cidade de Itambé. O entorno do município de Vitória da Conquista é marcado pelo crescimento urbano em função do êxodo rural, pois as pessoas do campo e de cidades menores vão se estabelecendo nesta região em busca de melhores condições de vida. Já Itambé, o fator que mais tem caracterizado o uso do solo é a substituição da vegetação nativa por pastagens, sendo muito presente nos arredores da própria cidade.
CONCLUSÕES:

A crescente demanda pelo uso do solo da Bacia do Rio Verruga tem caracterizado a degradação de seus recursos, a alteração na dinâmica natural do seu ecossitema e a perda da biodiversidade. Então, constatou-se que os fatores relevantes na problemática ambiental da área em estudo são: ocupação desordenada do solo da bacia através do crescimento urbano sem um certo planejamento, principalmente na área da bacia; contaminação da água do rio Verruga devido à falta e a insuficiência de um tratamento adequado dos efluentes domésticos das cidades de Vitória da Conquista e Itambé em decorrência do próprio desenvolvimento urbano; intensa retirada da cobertura vegetal e queimadas para a formação de pastos e, sobretudo para o cultivo do café e outras culturas de subsistências; perda das matas ciliares e assoreamento das margens do rio; e em toda a extensão da bacia predomina floresta degradadas cujas espécies não ultrapassam 5m de altura.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Bacia Hidrográfica; Análise Ambiental; Degradação Ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006