IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
SÍNTESE DE BENZOHIDRAZIDAS DI-SUBSTITUÍDAS E DE SEUS COMPLEXOS COM POTENCIAL ATIVIDADE CONTRA A TUBERCULOSE
Marcus Vinícius Nora de Souza  1
Solange Maria Silva Veloso Wardell  1
Marcelle de Lima Ferreira  1
(1. Instituto de Tecnologia em Fármacos FAR - Manguinhos - FIOCRUZ.- Gerência de Sín)
INTRODUÇÃO:

Atualmente, a tuberculose mata no mundo aproximadamente 3 milhões de pessoas por ano, incluindo mais adultos que a AIDS, a malária e as doenças tropicais combinadas.

Por esta doença infecto-contagiosa não receber a devida atenção por parte dos grupos de pesquisas industriais e acadêmicos, poucos são os medicamentos existentes no mercado. Assim sendo, nosso objetivo é o desenvolvimento de novas substâncias potencialmente ativas, capazes de apresentar maior eficácia, baixa resistência, menores efeitos colaterais e com um tempo de administração reduzido.

Foram estudadas moléculas derivadas da isoniazida e alguns de seus respectivos complexos metálicos. Estes últimos despertam interesse especial, pois possuem um equilíbrio otimizado de hidrofobicidade/ hidrofilicidade ou uma lipofilicidade relativa, para uma permeabilidade entre as camadas das membranas, mas que permaneçam inalteradas nos sítios-alvo intracelulares. 

 

METODOLOGIA:

Foram sintetizadas 6 benzoidrazidas di-substituídas derivadas da isoniazida, a partir de reações de acoplamento deste fármaco com diferentes cloretos de ácido, que foram mantidos sobre refluxo em tetraidrofurano a 80°C por 4-8 horas. Dois destes análogos foram utilizados como ligantes para a formação dos complexos de Cu+2 e Ni+2, utilizando-se diferentes sais em presença de metanol.

Foram realizados testes de atividade antimicobacteriana frente ao M. tuberculosis ATTC 27294 através do ensaio Alamar Blue (MABA) para todos os análogos sintetizados. As substâncias na forma de complexos também terão a sua atividade tuberculostática avaliadas.

RESULTADOS:

Todas as substâncias sintetizadas foram caracterizadas por ponto de fusão e dados espectroscópicos (CG/MS, RMN-1H e 13C e IV), sendo algumas estruturas ainda confirmadas por dados cristalográficos, sendo estes inéditos na literatura. A formação dos complexos vêm sendo comprovada por dados de IV (midi e far), comparando-se o deslocamento da absorção da carbonila complexada com a do ligante. Com relação aos testes de atividade biológica, destaca-se o MIC de 2,0 mg/mL apresentado por uma das substâncias, frente ao bacilo M. tuberculosis 7H9, utilizando-se a Isoniazida como padrão. As substâncias na forma de complexos estão tendo suas atividades tuberculostáticas avaliadas.

CONCLUSÕES:
Neste trabalho, foram sintetizados 6 análogos da isoniazida em bons rendimentos. Uma das substâncias sintetizadas exibiu atividade tuberculostática pronunciada, podendo ser este considerado um resultado promissor na descoberta de novos fármacos, comparando-se com substâncias de referência como a Isoniazida (MIC: 0,5 mg/mL) e Etambutol (MIC: 3,25 mg/mL). Estudos sobre a relação estrutura-atividade neste tipo de sistema encontram-se em andamento.
Instituição de fomento: PIBIC/CnPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: tuberculose; isoniazida; complexos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006