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D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública

A SATISFAÇÃO COMO INDICADOR DE QUALIDADE DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM ESTUDO COM USUÁRIOS

Marcos Paulo de Oliveira Lima 1
Mônica Taynara Muniz Ferreira 1
Mardênia Gomes Ferreira Vasconcelos 1
Ana Gabriela Cardoso de Abreu 1
Maria Salete Bessa Jorge 2
(1. Graduando em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará/UECE; 2. Profa. Dra. em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará)
INTRODUÇÃO:
O contexto sócio, econômico, político e cultural em que estamos inseridos mostra a necessidade de debates e discussões sobre as novas formas de lidar com o portador de transtorno psíquico e das formas de participar deste cuidado, já que a lei da reforma psiquiátrica no Brasil é recente. À proporção que a reforma psiquiátrica vai se consolidando, através da passagem de uma assistência psiquiátrica hospitalocêntrica para uma prática centrada na comunidade e no respeito à cidadania do doente mental, necessita-se do desenvolvimento de estudos para avaliar a qualidade dos serviços implementados. A desinstitucionalização cria uma nova abordagem à loucura a partir da mudança das relações institucionais e das formas de cuidado. Considerando que o estudo da satisfação de usuários em serviços de saúde se insere na área da avaliação, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a satisfação dos usuários atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza-CE. Esta pesquisa torna-se relevante devido à possibilidade de mudanças para a equipe de saúde, oferecendo serviços de melhor qualidade ao reconhecerem determinantes que geram insatisfação dos usuários, o que é fundamental à reorientação do modelo assistencial. Além do que dentro do processo de implantação de novos modelos de cuidados necessita-se de instrumentos que operacionalize a participação de usuários, familiares e profissionais nas práticas de avaliação e garantia de qualidade dos serviços.
METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, do tipo avaliativo já que se propõe medir a satisfação como indicador de qualidade dos serviços substitutivos em saúde mental. A pesquisa foi realizada em dois Centros de Atenção Psicossocial/CAPS, no município de Fortaleza/CE, no período de agosto de 2005 a janeiro de 2006. Participaram do estudo 106 usuários da referida instituição escolhidos a partir do critério de estarem orientado e terem realizado a primeira consulta. O instrumento utilizado para coletar os dados foi um questionário que constava de 33 questões (abertas e fechadas), divididas em três temas: dados de identificação; funcionamento das atividades; ambiente da instituição. A análise estatística foi realizada utilizando o Programa SPSS versão 9.0. Inicialmente realizou-se a análise descritiva para caracterização da amostra. A análise inferencial foi feita com base no teste de homogeneidade qui-quadrado, para avaliar o nível de satisfação dos usuários dos diferentes CAPS, segundo as variáveis independentes (idade, naturalidade, sexo, estado civil, ocupação), e variável dependente (nível de satisfação). O intervalo de confiança foi de 95% (p= 0,05). A apresentação dos resultados foi em forma de tabelas de freqüência absoluta e relativa e tabela cruzada, e discursada com base na literatura revisada. A pesquisa respeitou os preceitos éticos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

RESULTADOS:

A tabulação dos dados caracterizou os sujeitos da seguinte forma: 37,1% têm menos de um ano de vínculo com a instituição; 73,6% são do sexo feminino; a média de idade é de 43,57 anos; 50,5% são natural de Fortaleza/CE; 43,4% possui estado civil solteiro e 72,6% não possui vínculo empregatício. Quanto à escolaridade observou-se que 39,6% possuem ensino fundamental incompleto. Quanto às atividades realizadas nos CAPS o observado foi que 78,6% realizam apenas uma atividade. Sendo que essa é predominantemente as consultas médicas (74,5%). Quanto à satisfação dos usuários nessas atividades o observado foi que 69,6% sentem-se muito satisfeitos em participar delas. Foi realizado um cruzamento com outros indicadores de qualidade e 72,5% consideram que essas atividades tem muito resultado; 68,6% afirmam ter muita vontade em participar delas; 70,3% considera que senti-se muito melhor ao participar delas; 68,6% consideram que tem suas necessidades atendidas;  82,4% afirmam que recebem muita atenção dos profissionais; e 80,0% possui muita confiança nesses profissionais. Quanto ao atraso nos serviços oferecidos 65,0% consideram que há entre muito, razoável ou pouco atraso. Quanto ao acolhimento 71,8% sentem-se muito acolhido. Quanto à existência de dúvidas ao sair da consulta médica foi observado que 70,9% saem da consulta sem nenhuma dúvida. Quanto à satisfação com os serviços oferecidos 78,2% sentem-se muito satisfeito; e 95,1% consideram a instituição importante para a sociedade.

CONCLUSÕES:
Pelos resultados observa-se que os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial do município de Fortaleza sentem-se muito satisfeitos. Fizemos um cruzamento dessa informação com as variáveis socioeconômicas para observar qual o comportamento, ou seja, numa tentativa de se explicar esses resultados, porém não identificamos diferenças estatisticamente significantes em relação ao sexo, faixa etária, tempo de vínculo com a instituição, estado civil, naturalidade, vínculo empregatício e escolaridade. É necessário observar que os CAPS são serviços para reabilitação psicossocial, contudo não se realiza inserção social através apenas de consultas médicas, o que acaba reforçando a representação de que o tratamento psiquiátrico é ligado ao medicamento e a presença do médico. Porém, observa-se a presença de uma boa eficácia, eficiência e resolutividade, segundo a opinião dos usuários, o que não deixa de trazer benefícios para a população assistida.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Avaliação em saúde; Saúde mental; Satisfação dos usuários .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006