IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa

ELABORAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL DE LEITURA PARA ALUNOS UNIVERSITÁRIOS


 

Marinilde Ferreira de Castilhos 1
Neires Maria Soldatelli Paviani 1
(1. Universidade de Caxias do Sul)
INTRODUÇÃO:

Nos dois módulos anteriores da Pesquisa Tear, foram diagnosticadas inadequações em relação ao desempenho em leitura de alunos ingressantes em cursos superiores da Universidade de Caxias do Sul. Diante desse resultado, o módulo atual intitulado “Elaboração de material instrucional para o nível superior”, tem por objetivo analisar a eficácia de material instrucional construído a partir de pressupostos sociointeracionistas e metacognitivos no desempenho em leitura de universitários.

METODOLOGIA:

Para a operacionalização desse objetivo, está sendo utilizado o método experimental através da comparação do desempenho em leitura de dois grupos de universitários ingressantes. Os grupos experimental e de controle responderam a um questionário sociocultural sobre sua formação como leitores; realizaram um pré e um pós-teste de leitura, a partir de abordagem sociointeracionista e metacognitiva; e, no intervalo entre o pré e pós-teste, trabalharam, a partir de diferentes abordagens, com a mesma bateria de textos.

RESULTADOS:

No grupo experimental, os textos foram trabalhados com base em pressupostos sociointeracionistas e metacognitivos e no grupo de controle, a partir de abordagem mais tradicional, centrada no texto, sem o ensino explícito de estratégias de leitura. O conjunto desses textos versa sobre a temática meio ambiente e compreende a seguinte cadeia de gêneros textuais: folheto de divulgação, texto didático, carta argumentativa, conto e editorial. Foi concluída a coleta de dados com os dois grupos. No momento, estão sendo feitas a análise e a discussão desses dados.

CONCLUSÕES:

Por meio dos dados coletados buscamos a testagem da hipótese de que o material instrucional baseado em aspectos do sociointeracionismo e da metacognição contribui de modo mais eficaz para o desenvolvimento de habilidades de leitura. A fundamentação teórica principal desse estudo foi buscada em Bakhtin (1992), Bronckart (2003), Marcuschi (2002), Leffa (1996) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: leitura; material instrucional; abordagem sociointeracionista e metacognitiva.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006