IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
Análise de ambiente virtual para aplicação em cursos de graduação
Aline Cristina Tomé 1
Paulina Dalva Artimonte Rocca  1
(1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC/SP)
INTRODUÇÃO:

O século XX foi um período de grandes transformações que levaram a uma mudança dos paradigmas econômicos, sociais e políticos e fizeram a humanidade caminhar para a chamada Sociedade da Informação. A educação inicial não é mais suficiente, e o ensino ao longo da vida surge como uma possível solução paras as novas exigências do mercado de trabalho e da vida moderna.

Nesse cenário, a educação a distância (EaD) adquire grande importância, procurando suprir as demandas das novas gerações que precisam desenvolver múltiplas-habilidades, em curto espaço de tempo, para se adequar às exigências de um mundo em transformação. A EaD participa desse processo integrando professores, estudantes e novas tecnologias que vão se tornar ferramentas pedagógicas para formar um novo indivíduo. A Lei de Diretrizes e Bases, sensível à revolução cultural em processo, propõe a incorporação das novas tecnologias às grades curriculares. No entanto, esse uso na educação requer uma reflexão profunda sobre o processo de ensino-aprendizagem, a concepção de tecnologia e os produtos existentes que procuram atender a essas necessidades. Sendo assim, a pesquisa Análise de ambiente educacional virtual para aplicação em cursos de graduação tem o objetivo de analisar o sistema gerenciador de curso a distância TelEduc, desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas, fornecendo subsídios para a escolha de uma plataforma que atenda às necessidades educacionais de cursos a distância.

METODOLOGIA:

A análise do sistema gerenciador de curso a distância Teleduc foi precedida de leituras e discussões sobre a conceituação de EaD , o papel dos agentes envolvidos, professores e alunos e sobre a concepção sócio-construtivista de Vygotsky, norteadora do ambiente virtual estudado.

Tendo em vista o embasamento teórico, a plataforma de ensino foi analisada a partir de características logísticas e pedagógicas: organização e gerenciamento de material, os tipos de ferramentas interativas disponíveis bem como suas possibilidades de uso, a facilidade de utilização dos usuários e o acompanhamento da evolução do aluno em um curso a distância. Foram estabelecidas cinco perguntas norteadoras do processo de análise, tais como: o TelEduc oferece ferramentas que permitem interação em diferentes direções?; pressupõe, para ser utilizado, conhecimentos técnicos por parte do professor quanto do aluno?; oferece ferramentas para a elaboração de atividades coerentes com uma abordagem construtivista ao ensino/aprendizagem de línguas?; apresenta ferramentas que permitem ao aluno mostrar-se e, ao professor, acompanhar o progresso?; possibilita a criação de ambientes de resolução de problemas?.
RESULTADOS:

A análise levou aos resultados.

O  TelEduc oferece ferramentas que permitem interação em diferentes direções?

Uma das maiores preocupações do projeto são as ferramentas de comunicação devido a influência construtivista de Vygotsky na concepção da plataforma. Essas possibilitam o contato entre os próprios alunos, os alunos e o meio, os alunos e o conteúdo, alunos e professor, possibilitando trabalhos individuais ou em grupo.

Pressupõe, para ser utilizado, conhecimentos técnicos por parte do professor quanto do aluno?

O TelEduc possui um design muito simples e muitas das ferramentas apresentam as mesmas características encontradas em ambientes similares pela internet. Isso faz com que o conhecimento prévio exigido para trabalhar seja mínimo.

Oferece ferramentas para a elaboração de atividades coerentes com uma abordagem construtivista ao ensino/aprendizagem de línguas?

A influência do construtivismo está na base da Educação a Distância, que realça a importância da bagagem cultural de cada indivíduo, sempre pensando na interação social do aluno, que é de fundamental importância para o seu processo de ensino-aprendizagem.

Apresenta ferramentas que permitem ao aluno mostrar-se e, ao professor, acompanhar o progresso?

Algumas das ferramentas de comunicação atendem a essa questão como por exemplo o diário de bordo que mostra as reflexões do aluno diante do seu processo de aprendizagem. O professor, também, interage com diversas ferramentas.

Possibilita a criação de ambientes de resolução de problemas?

O fato do TelEduc oferecer uma interação em diversas direções corrobora para um design de curso que promove a discussão e a resolução de problemas, sendo que as ferramentas mais propícias para essa finalidade são as de comunicação.

CONCLUSÕES:

A conclusão da análise apontou para o fato de que o TelEduc oferece muitas possibilidades de uso, seja como complemento de um curso presencial, seja como a plataforma na qual reside um curso exclusivamente a distância. Apesar da influência construtivista de Vygotsky manifestar-se claramente na concepção total do projeto, ela não garante uma abordagem construtivista do ensino, como também não chega a se tornar um empecilho para a utilização por parte de professores que não adotam essa metodologia.

Um curso a distância envolve muito mais do que o simples desenvolvimento de um ambiente virtual e do domínio da técnica. O próprio professor precisa ter claro os fundamentos teóricos que embasam sua prática para poder fazer uso adequado das ferramentas ao seu dispor na criação do curso, de modo a atender aos seus objetivos pedagógicos e às expectativas dos alunos.  É ele que influenciará diretamente o aluno, que permitirá ou não que este tenha a liberdade para escolher com segurança o caminho que seguirá na construção do seu próprio conhecimento. A plataforma por si só não garante um curso interativo, baseado na solução de problemas conforme concebido dentro da linha construtivista apesar de atender às necessidades básicas e essenciais para se montar um curso online a distância.
Instituição de fomento: Pibic-CEPE
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: TelEduc; EaD; Tecnologia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006