A análise levou aos resultados.
O TelEduc oferece ferramentas que permitem interação em diferentes direções?
Uma das maiores preocupações do projeto são as ferramentas de comunicação devido a influência construtivista de Vygotsky na concepção da plataforma. Essas possibilitam o contato entre os próprios alunos, os alunos e o meio, os alunos e o conteúdo, alunos e professor, possibilitando trabalhos individuais ou em grupo.
Pressupõe, para ser utilizado, conhecimentos técnicos por parte do professor quanto do aluno?
O TelEduc possui um design muito simples e muitas das ferramentas apresentam as mesmas características encontradas em ambientes similares pela internet. Isso faz com que o conhecimento prévio exigido para trabalhar seja mínimo.
Oferece ferramentas para a elaboração de atividades coerentes com uma abordagem construtivista ao ensino/aprendizagem de línguas?
A influência do construtivismo está na base da Educação a Distância, que realça a importância da bagagem cultural de cada indivíduo, sempre pensando na interação social do aluno, que é de fundamental importância para o seu processo de ensino-aprendizagem.
Apresenta ferramentas que permitem ao aluno mostrar-se e, ao professor, acompanhar o progresso?
Algumas das ferramentas de comunicação atendem a essa questão como por exemplo o diário de bordo que mostra as reflexões do aluno diante do seu processo de aprendizagem. O professor, também, interage com diversas ferramentas.
Possibilita a criação de ambientes de resolução de problemas?
O fato do TelEduc oferecer uma interação em diversas direções corrobora para um design de curso que promove a discussão e a resolução de problemas, sendo que as ferramentas mais propícias para essa finalidade são as de comunicação.