IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas

ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS EMPREENDEDORES DA INDÚSTRIA TÊXTIL (MALHA) DE BRUSQUE

Anay Stela de Oliveira 1
Marianne Hoeltgebaum 1
(1. Departamento de Administração - Furb )
INTRODUÇÃO:

Embora seja um tema tradicionalmente da área da educação, a preocupação com a formação (utiliza-se capacitação, formação e ensino como sinônimos neste estudo) do empreendedor vêm crescendo ao longo do tempo. Isto ocorre na medida em que o empreendedorismo, caracterizado pelas pequenas empresas, passou a ser visto como um “uma alternativa evidente para alavancar a economia” (LIMA; DOLABELA, 2000, p.14). Atualmente, o ensino do empreendedorismo é apontado como prioridade na política governamental de qualquer país que queira desenvolver inovações tecnológicas e, com isso, almeje constituir-se em uma economia competitiva no mundo globalizado (CARAMORI JR 2006).  Pressupõe-se neste estudo que a utilização de recursos de aprendizagem influenciam no desempenho dos empreendedores. Pretende-se com isso determinar, se a utilização de determinados recursos de aprendizagem realmente contribuem. Assim, uma investigação preocupada em compreender como os empreendedores aprendem justifica-se profissionais que são “pessoas que, acima de todas as outras, devem ter uma sofisticada habilidade para guiar sua própria carreira” (HOULE, 1980, p. xi). A pesquisa proposta contribui para a construção de um referencial teórico na área de aprendizagem de empreendedores, já que não existem estudos nesta área, além contribuir para a criação de sistemas mais efetivos e flexíveis de formação de empresários.

METODOLOGIA:

Pressupõe-se neste estudo que a utilização de recursos de aprendizagem, como por exemplo; leitura, dinâmica, estudo de caso, etc. influenciaram em suas concepções, atitudes e desempenho no trabalho. Segundo Merrian (1998), na pesquisa qualitativa o pesquisador constitui-se no principal instrumento de coleta e análise de dados, por isso o rigor metodológico deve ser assegurado através de uma delimitação prévia e rígida de como será feita à coleta, o gerenciamento e análise de dados . Este projeto constitui-se de uma pesquisa quantitativa que fez uso da base de dados da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - existem 52 (cinqüenta e dois) empresas da indústria têxtil na cidade de Brusque.  Nesta base existe dados relevantes, como nome de contato, um número de telefone e o endereço da empresa etc. Por telefone foi feito o contato com 30 (trinta) representantes das empresas, sendo que os demais 22 (vinte e dois) contatos, o número de telefone era inexistente ou estava desatualizado. Depois de estabelecido o contato, o e-mail e nome dos dirigentes proprietários foram fornecidos. Na etapa seguinte, os 30 (trinta) questionários foram enviados por e-mail com o prazo determinado de uma semana para a resposta. Muitos dirigentes proprietários deixaram claro que não iriam responder o instrumento de coleta de dados, pela extensão do mesmo. E os e-mails foram enviados pela segunda vez. Dos quais somente 3 (três) e-mails realmente foram respondidos.

RESULTADOS:

Verificou-se que o aprendizado ocorre por meio do conhecimento adquirido anteriormente, o qual amplia a capacidade de compreensão dos fatos. Pode-se verificar que o aprendizado ocorre por meio do conhecimento adquirido anteriormente, o qual amplia a capacidade de compreensão dos fatos. Do trabalho diário e contínuo com participação dos funcionários e mudanças constantes, para se adequar às necessidades do ambiente (interno e/ou externo). Ser correto e justo é importante para o crescimento na organização. Crescer gradativamente com conhecimento e respaldo dos demais membros da organização é fundamental. A interação com os demais indivíduos da organização auxilia na evolução do indivíduo. Estar receptivo a mudar e aprender é fundamental para que o processo de aprendizagem ocorra.  Estudar e contar com uma boa equipe é fundamental para que o processo de aprendizagem ocorra. Conhecer diversas áreas da empresa faz com que o aprendizado ocorra de forma mais completa, mesmo porque, auxilia na autoconfiança do indivíduo para gestionar a organização em qualquer situação, boa ou má. É importante, seguir os insights durante as tarefas realizadas, e aplicar/experimentar novas idéias, mas somente a experiência trás uma maior capacidade de correr riscos calculados. Os resultados providos do aprendizado ao longo da carreira profissional/de gestão não se encontram em momentos pontuais, mas no desempenho como um todo do gestor da organização.

CONCLUSÕES:

Os resultados providos do aprendizado ao longo da carreira profissional de gestão não se encontram em momentos pontuais, mas no desempenho como um todo do gestor da organização. E estar sempre informado, faz com que o desempenho seja melhor e mais inovador, já que o aprendizado só ocorre em meio ao conhecimento, e conforme o interesse dos envolvidos no processo. A capacidade de trabalhar, compartilhar conhecimento com os outros membros da organização, faz com que o aprendizado conjunto faça a empresa crescer como um todo. Além de auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, processos e atividades isoladas, já que a interdisciplinariedade auxilia no desenvolvimento também dos membros da equipe. Observou-se que mesmo estando em posição de comando, os entrevistados participam e atuam nas mais diversas áreas da organização, e tem interesse em apreender todo o tempo. O aprendizado ocorre por necessidade, curiosidade e pelo acaso. Mas constante aprendizado surge a partir da necessidade, ou seja, os empreendedores buscam formas de resolver os problemas. O empreendedor de sucesso aprende e ensina ao mesmo tempo e/ou em paralelo com os demais membros da sua equipe. É importante lembrar, que estar sempre informado faz com que o desempenho seja melhor e mais inovador, já que o aprendizado só ocorre em meio ao conhecimento, e conforme o interesse dos envolvidos no processo.

Instituição de fomento: PIBIC/Artigo170
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Empreendedorismo; Aprendizagem; Adulto.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006