IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 4. Enfermagem Obstétrica

O CUIDADO DE ENFERMAGEM RECEBIDO PELA PUÉRPERA NO DOMICÍLIO

David Saboia Medeiros 1
Dafne Paiva Rodrigues 1
Vanessa Maria Carvalho Siqueira 1
(1. Universidade Estadual do Ceara)
INTRODUÇÃO:

A mulher, no ciclo puerperal, vivencia um período de grandes transformações fisiológicas e psicossociais, onde ela implementará toda bagagem cultural e de conhecimento adquirida durante a gravidez,por isso observa-se a importância do profissional de enfermagem no auxílio do desenvolvimento dessas habilidades.Com a alta hospitalar da puérpera e do recém nascido, a atuação do enfermeiro no âmbito domiciliar assume uma dimensão ainda maior, haja vista, que ocorre uma transição da condição de dependência para a de independência onde ela deverá sentir-se auto-confiante  o suficiente para desempenhar satisfatoriamente o papel materno.Assim é notada a grande importância que a equipe de enfermagem no sentido de atender as expectativas de cuidados das puerperas, minimizando suas duvidas, seus anseios e suas dificuldades.

METODOLOGIA:

Estudo do tipo descritivo e exploratório, que segundo  Gil (1996), tem como objetivo primordial à descrição das características de determinada população ou fenômeno e  proporciona maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Neste estudo, analisamos o conhecimento adquirido pelas puérperas durante seu pré-natal, referente ao cuidado consigo e com o recém-nascido. A pesquisa foi realizada numa Unidade Básica de Saúde da família- UBASF da SER IV em Fortaleza Ceara e no domicílio com as puerperas que aceitaram participar espontaneamente da pesquisa. A coleta de dados foi realizada com base em um roteiro de entrevista que constitui-se por perguntas divididas em 2 partes: a) dados de identificação; b) questões referentes ao objeto de estudo. Este instrumento servirá como subsídio para a formulação de categorias, que servirão para a melhor compreensão dos dados coletados.

RESULTADOS:

Vale salientar que os dados processados são parciais e passiveis de mudanças. Após análise exaustiva da entrevista ,e baseado nos objetivos do projeto, foi observado que as principais orientações recebidas pelas puérperas ocorrem durante as consultas de pré-natal e na primeira visita domiciliar pós-parto, sendo realizada pelo agente de saúde, enfermeiro e médico. As principais orientações salientadas dizem respeito a importância do aleitamento materno, importância do cartão da criança e visitas de puericultura(incluindo nesse ponto  o calendário vacinal),e cuidados para o restabelecimento fisiológico da mulher.A satisfação da puérpera com  o serviço de saúde foi outro ponto abordado que foi qualificado como satisfatório , atendendo as expectativas e anseios da puérpera.

CONCLUSÕES:

Com base nos resultados parciais da pesquisa podemos entender que, ao contrário do que se pensava, na área da SERVI,s as puérperas contam com uma assistência básica com nível satisfatório onde as clientes recebem orientações direcionadas ao recém-nascido e para a mãe, porém vale ressaltar que a pesquisa ainda está em andamento , e tais resultado , apesar de positivos e animadores podem ser alterados.

Instituição de fomento: PBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Puerpério; Orientações; Visita domiciliar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006